-->

06-11-15

O melhor do #cdayrio2015. O que aconteceu no dia de palestras do Cutedrop?

CapimFilmes-4261

Você esteve no #cdayrio2015? O evento anual do Cutedrop que reúne grandes nomes do Design, Branding e Publicidade deixou muita, mas muita coisa boa pra contar.

Pra quem não teve a oportunidade de estar no CDAY realizado em outubro deste ano, este post traz um resumão do que rolou. E pra quem foi, pode ser a chance de se achar nas fotos, no vídeo e relembrar os momentos.

O que teve de bom por lá?

Começa pelos convidados que palestraram. Gilberto Strunck, Rogério Martins, da Ogilvy, e Ricardo Bezerra, diretor de criação da Tátil Design, deram um show de conteúdo.

CapimFilmes-3787

Além das palestras, houve sorteios de brindes, como ecobags e sandálias da linha Amo Rio do supermercado Zona Sul, mascotinhos e planos de hospedagem Hostgator, sketchbook feitos especialmente para o evento em parceria com a Moleco, e revistas e descontos em assinaturas ABC Design.

O evento foi realizado no Solar de Botafogo, com o apoio do comitê oficial Rio 450 anos.

Sketchbooks Moleco + Cutedrop

Sketchbooks Moleco + Cutedrop.

Mascotes Hostgator.

Mascotes Hostgator.

Kit para todos: ecobag Zona Sul + revista ABC Design + Moleco + cupom Hostgator.

Kits para todos: ecobag Zona Sul + revista ABC Design + Moleco + cupom Hostgator.

E ainda rolou um coffee break super bem vindo fornecido pelo patrocinador Zona Sul.

Coffee break patrocinado pelo Zona Sul.

Coffee break patrocinado pelo Zona Sul.

CapimFilmes-4212

E tudo documentado em fotos e vídeo pela produtora Capim Filmes, que caprichou no trabalho. Olha só o vídeo:

Quer saber um pouco sobre o que os palestrantes falaram? Confira:

1. Gilberto Strunck

CapimFilmes-3853

Strunck é formado em Design (ESDI), em Engenharia Civil (UERJ), e Mestre em Sistemas de Comunicação (UFRJ). Autor de cinco livros sobre design, marcas e consumo, tem vários projetos premiados no Brasil e no exterior. Realizou inúmeros projetos para empresas como Coca-Cola, Santander, Drogaria São Paulo, L’Oréal e Petrobras, entre outras. É Sócio-Diretor da DIA Comunicação.

Tema: “Branding. Construindo marcas que marcam nossas vidas”.

Strunck deu uma aula inesquecível e no final ainda presenteou duas sortudas com livros de sua autoria.

CapimFilmes-3922

CapimFilmes-3926

Sua palestra ensinou como o Design pode ajudar as marcas e como o Branding pode ajudar a vender mais, mostrando que os desejos podem ser aliados à necessidade do consumo.

Gilberto lembrou que consumo é diferente de consumismo e, apesar da volatidade da informação (hoje nossa atenção dura apenas 8 segundos, menos do que um peixinho dourado, que consegue fixar seu olhar até 9 segundos), é preciso pensar em iniciativas inteligentes para as marcas. E que, mais do que transações comerciais, marcas e cliente devem viver uma relação humana. Ou seja, um mais do que apresentar razões para que as pessoas comprem seus produtos, as marcas devem apresentar razões para que as pessoas acreditem nelas, acima de tudo.

O palestrante enumerou algumas tendências que vão influenciar essa nova era de consumo inteligente. Veja algumas delas:

  • Curadoria – moderadores e tecnologia trabalhando juntos para uma seleção de produtos cada vez mais adaptada ao cliente.
  • Customização – possibilidade de criar produtos com a cara do consumidor final, combinando ingredientes e estilos do seu jeito.
  • Tecnologia – usada com o objetivo de praticidade e exclusividade, como o Beacon.
  • Consumo responsável – evitar o desperdício e reaproveitar recursos com criatividade.

E como fazer isso dar certo?

Você deve praticar o “TBC”, termo criado pelo designer que quer dizer literalmente “tirar o -bumbum- da cadeira“, ou seja, trabalhar muito, arriscar e não ter medo de errar.

2. Rogério Martins

CapimFilmes-3984

Com 20 anos de mercado, está hoje na Ogilvy, onde entrou como redator em 2009 e virou supervisor de criação em 2012. Antes, passou pela McCann, Giovanni, FCB e DraftWorldwide. Já criou para marcas como TIM, Coca-Cola Zero, Coca-Cola, Fanta, Kuat, O Globo, Trakinas, Club Social, L’Oréal, Eno, Sonrisal, Furnas e Embrapa, entre outras.

Tema: Inovação não acontece por acaso.

Na sua palestra, Rogério focou na publicidade. Como criar ideias que impressionem?

Nem só de inspiração é feita uma boa ideia, também que haver um processo de criação estruturado, comprometimento da “alta direção” e trabalho, muito trabalho.

Em uma agência, o cotidiano de produção de peças do “dia-a-dia” consome muito tempo e energia. É preciso dividir as horas para conseguir apresentar ideias fora da rotina, para que o cliente abrace. Com a matémática 80/20, Rogério exemplificou que de 80% do tempo é utilizado para projetos cotidianos e 20% deve ser investido em novas ideias proativas. E assim conseguir ter algo inovador o suficiente para levar a um festival, como Cannes.

CapimFilmes-4100

Falando em Cannes, nem todos os cases premiados por um festival são as melhores (e Rogério provou isso com projetos geniais não premiados), mas apresentou uma fórmula básica que ele observou nas produções que levaram leões:

  • conceito “meh” + execução “uau” = bronze
  • conceito “uau” + execução “meh” = prata
  • conceito “uau” + execução “uau” = ouro

E, em todos os casos, para uma ideia ser boa, ela precisa ser fácil de explicar, a ponto de caber em um tweet, com apenas 140 caracteres. Ideias muito complicadas não costumam funcionar bem.

O palestrante deu ainda uma dica de um livro interessante criado por David Ogilvy, chamado “The eternal pursuit of unhappiness”, uma leitura interessante para os criativos.

3. Ricardo Bezerra

CapimFilmes-4243

Formado em Desenho Industrial – Programação Visual, pela UFRJ, possui mais de 15 anos de experiência desenvolvendo projetos em diversos campos do Design Gráfico. Atua como sócio-diretor de criação da Tátil Design, responsável pelo time criativo do escritório do Rio de Janeiro.

Tema: Princípios para um bom projeto de Design.

Ricardo apresentou conceitos de Design e sustentabilidade através de cases de produtos da Tátil.

Mostrou como o Design Thinking é importante no processo de criação, e a imersão da equipe no dia a dia do público alvo pode fazer a diferença. Ele deu exemplo de um perfume criado para adolescentes e que, para isso, em vez de somente entrevistar as jovens, um grupo de criativos passou um tempo convivendo com elas, conhecendo seus armários e histórias. Isso fez toda a diferença na conceituação da ideia, que ganhou uma embalagem modular, cuja tampa virava maquiagem.

CapimFilmes-4180

Ricardo mostrou que a integração de diferentes equipes é importante, pois todos têm alguma experiência para compartilhar. E que ideias boas podem surgir por acidente, como o mascote da empresa, o Gátil. Um gatinho que sempre cai de pé, representa a flexibilidade do Design e descontrai clientes, deixando todos mais abertos a um papo mais informal.

O ponto alto da palestra foi a apresentação das identidades criadas para os jogos Olímpicos e Paralímpicos. O passo a passo apresentado foi inspirador.

4. Bônus: Code Club bRASIL

Também foi apresentado a todos o projeto voluntário Code Club Brasil, que ensina gratuitamente programação para crianças, de um jeito divertido. Você pode colaborar e saber mais sobre o CCBR no site oficial.

A fundadora do Cutedrop fala sobre o Code cBrasil.

A fundadora do Cutedrop fala sobre o Code cBrasil.

E foi bom?

Foi óóótimo! Confira alguns depoimentos de pessoas que estiveram no #cdayrio2015 (fonte: formulário de pesquisa Google):

O evento foi muito bom, ótimos palestrantes, conteúdo excelente, e ambiente completamente confortável. Parabéns a Letícia do blog e dos outros organizadores pelo excelente evento, sei que nos próximos estarei presente e espero que seja igual ou melhor.


Evento espetacular e com grandes palestrantes, nota 10.


Foi meu primeiro CDay. É um dia todo de palestras, mas não se faz cansativo, pois são bem interessantes. Achei bem organizado e foi bem agregador. Me incentivou na busca de novas experiências.


O evento foi muito bacana: o cronograma, o local, o conteúdo. Muito válido ter ido, e perdeu quem não foi. Pois ver o Strunck pessoalmente é algo sensacional. Com certeza recomendarei mais pessoas para as próximas edições.

Galera presente!

Galera presente!

CapimFilmes-4287

Será que você está na foto?

Será que você está na foto?

E algumas citações publicadas com a hashtag #cdayrio2015:

 

  Tô jogada no chão, talvez morta. Muito fofos meus presentes do #cdayrio2015 ????❤❤❤??? @cutedropblog @rio450   Uma foto publicada por Bia Barbosa (@beantrix) em

 

MUITA coisa boa num dia só ✏?❤ #cday #cdayrio2015 #cutedrop #superzonasul #pizzariazonasul #riodejaneiro #design #pizza Uma foto publicada por Anna (@avessodeanna) em

De sábado #cdayrio2015 #jaqueromais #DeBhProRio #inktober #19de31 #viajemais #drawofthenight #ilustration Uma foto publicada por Elaine Cristina (@elaine.cris) em

Veja aqui a galeria completa de fotos e assista o vídeo também no nosso canal do Youtube.