Já teve um disco colorido? Já rebobinou fita? Ou tirou onda andando com um discman? Então este post é pra você.
Já parou pra pensar que nessas últimas décadas, tivemos mais mudanças tecnológicas em um espaço curto de tempo do que em um século inteiro?
E essas mudanças não ocorreram só na forma de se comunicar, mas também nas maneiras de se divertir e de ouvir música. E, por mais que a moda atual seja voltar ao retrô, talvez você não tenha se dado conta de que você viveu o retrô quando ele ainda era a mais high tech das invenções tecnológicas.
Fazendo um panorama básico dos dispositivos mais populares de música dos anos 70 até agora, você certamente vai se identificar com alguns deles. Mas seja discreto, para não denunciar a idade.
Confira a lista com os top 5:
1. Vitrola / toca-discos
Você vai concordar comigo que a vitrola não é uma invenção dos anos 80, mas de muito antes. Afinal, o LP, o famoso disco de vinil, foi inventado pela Columbia Records em 1948. Mas nos anos 60, 70, 80 e até 90, invenções divertidas como os mini-LPs coloridos, fizeram moda.
Uma opção mais barata e menorzinha, também oferecia menos faixas de áudio, mas não deixou de ser sucesso por causa disso.
Falando em toca-discos portáteis, um dos mais famosos veio de herança dos anos 70, produzido pela Philips. Um mascote da era dos discos.
2. Walkman
O Walkman, inventado pela Sony originalmente em 1979, passou por evoluções junto com os anos 80 e veio a falecer oficialmente somente em 2010, quando a sua produtora deu a notícia de que pararia de produzir o aparelho e as suas fitas cassette.
Quem nunca teve a felicidade de rebobinar ou avançar uma fita cassette e dar o play certinho bem no começo da música não sabe o que é se sentir sortudo.
Um blog muito legal para os fãs de filmes e de Walkman é o “The Walkman gallery“, que mostra em um post cenas de filmes nas quais aparecem personagens ouvindo músicas em reprodutores de fita cassette, e seus respectivos modelos.
3. Discman
Mais finos e mais práticos do que os aparelhos Walkman, os famosos reprodutores Discman tinham até compartimentos especialmente projetados para eles em mochilas. Com capacidade para tocar CDs, alguns permitiam a repetição de músicas, do álbum inteiro, tocar em modo aleatório e até programar quais músicas deveriam ser reproduzidas em fila, como uma playlist.
Depois do MP3, ele perdeu bastante espaço, pois este pequeno avanço tecnológico dos anos 80/90 ainda não oferecia suporte a este formato. Mas atualmente, ele ainda vive, oferecendo, além da capacidade de tocar CDs, também reproduzir o MP3.
4. iPod (1ª geração)
O MP3 é um formato de áudio recente. Apesar da pesquisa para a criação de um novo formato de áudio ter começado no final dos anos 70, somente nos anos 90 a Sony chegou a um formato padrão adotado por todas as outras empresas. E a partir daí começou a festa.
O primeiro reprodutor de música no formato MP3 surgiu em 1998, quase nos anos 2000! Foi criado pela SaeHan, empresa de tecnologia da Coreia do Sul.
Mas em 2001, começou a geração dos iPod que, tanto pela capacidade de armazenamento quanto pelo design limpo e amigável, cativou uma boa leva de apaixonados por música e gadgets. O preço salgado não intimidou, já que a primeira versão custava cerca de $399 (lá fora).
O iPod até hoje tem seu espaço garantido nas prateleiras da Apple, já que a família aumentou para versões mais cheias de recursos como o iPod Touch até versões compactas como o Shuffle.
Neste vídeo abaixo você pode ter uma ideia da evolução do iPod. Apesar de ser em francês, o videografismo é tão fofo que não resisti em colocar aqui:
5. Player de música em celulares
A história entre os MP3 players e celulares reprodutores de músicas se mistura.
Em 1999, a Samsung criou o primeiro aparelho celular capaz de reproduzir MP3, o Samsung SPH-M100 (UpRoar). Nessa época a tela dos celulares ainda nem era colorida, e os teclados ainda não eram touch. Mas já dava pra curtir uma musiquinha e, ainda bem, fazer a função mais básica: telefonar.
Mas não confunda som polifônico com MP3 player. O toque polifônico (aquele que parece música de cartão de aniversário) já existia nos celulares, mas a função de reprodutor de MP3 só chegou nos aparelhos móveis praticamente nos anos 2000.
6. Bônus: os dias de hoje
Um dos maiores diferencias da nossa época onde a conexão está quase abrangendo o mundo todo (ok, ainda falta um bocadinho) são os players por streaming, como o Spotify, Deezer ou Google Play. O Spotify, por exemplo, nasceu em 2007. Bem novinho perto dos dinossauros musicais que vimos neste post.
E você, em que época se enquadra?
Deixe um comentário