![](https://www.cutedrop.com.br/wp-content/uploads/2015/11/fogg-destaque.jpg)
Seus hábitos e comportamentos podem estar sendo mudados neste momento por gente que estuda muito sobre o assunto. Quer saber como?
Você sabe o que é Captologia?
Captologia, do inglês captology, é o estudo dos computadores como tecnologias persuasivas. Ou seja, desde o Design, pesquisa e análise da interatividade com celulares, games, sites e afins, criados com o propósito de mudar o comportamento ou o hábito das pessoas.
O termo foi inventando por BJ Fogg em 1996 como uma sigla, CAPT (computers as persuasive technologies – computadores como tecnologias persuasivas).
![BJ Fogg](https://www.cutedrop.com.br/wp-content/uploads/2015/11/fogg-photo.jpg)
Fogg é especialista em “Behavior Design“, ou Design comportamental, em tradução livre. Ele é diretor de um laboratório dedicado ao tema na Universidade de Stanford. Segundo BJ, é possível mudar e até criar hábitos nas pessoas através dos smartphones e demais tecnologias. E tudo isso através de testes científicos, que segundo ele, foram os primeiros realizados sobre o assunto, desde os anos 90.
Quer provas de que essa teoria da persuasão existe? Hoje, grandes companhias como Facebook, Google e Twitter fazem isso rotineiramente: testam o que você faz nas plataformas e como você se comporta diante de comandos e experiências.
O teste do positivo e do negativo do Facebook
Em 2012, o Facebook manipulou os tipos de postagens que apareciam na timeline de mais de 689 mil usuários, para ver como essa mudança afetava o humor deles. Algumas pessoas viam mais postagens fofas e felizes, enquanto outras viam mais notícias tristes, sem saber que havia diferença no algoritmo das suas timelines. A experiência aconteceu por uma semana e os pesquisadores do Facebook chegaram à conclusão de que as emoções dos outros influenciam diretamente na sua (fonte: Forbes).
![Gráfico mostra como a quantidade de palavras negativas ou positivas foi alterada para os dois grupos expostos a postagens mais negativas ou postivias.](https://www.cutedrop.com.br/wp-content/uploads/2015/11/facebook-test.jpg)
Resumindo o estudo de BJ Fogg, com uma frase que ele mesmo cita em uma conferência:
“Códigos podem mudar o seu comportamento, como comprar mais na Amazon ou voltar ao Facebook todos os dias.”
Na verdade, não precisa ficar paranoico com a tecnologia. Isso vai além das telas e começa com um estudo psicológico sobre a mente humana, o Behavior Design.
O Behavior Design
Para um comportamento acontecer, Fogg chegou à conclusão de que 3 coisas são necessárias ao mesmo tempo: um gatilho, uma habilidade e uma motivação. É o chamado Fogg Behaviour Model.
Como assim? Fogg dá um exemplo muito prático. Imagine que seu celular tocou e você não atendeu. O fato de o telefone tocar foi o gatilho. Caso você estivesse no banho ou em uma reunião, não houve a habilidade de atender. Caso você não tenha atendido porque era alguém indesejado ligando, o que você não teve, neste caso, foi a motivação.
![Responder ou não à ligação? Imagem via Shutterstock.](https://www.cutedrop.com.br/wp-content/uploads/2015/11/fogg-mobile.jpg)
Se um destes fatores não ocorrer, a ação não acontece. Ou seja, você pode querer atender uma ligação de alguém e estar com tempo pra isso, mas se o telefone não tocar (o que seria o “gatilho”), de nada adianta ter a motivação e a habilidade.
Da mesma forma, para reduzir algum tipo de comportamento, basta remover um destes fatores. Fogg deu o exemplo de ser viciado em pipoca. Ele queria ficar um mês sem comer o petisco. Como ele fez? Ele não removeu o gatilho para o vício, que seria ver filmes, estar com amigos ou ir ao cinema. Também não removeu a motivação, aliás, ele era viciado. Mas a habilidade foi removida, uma vez que ele jogou fora todos os pacotes de pipoca que tinha em casa. Como comer pipoca sem pipoca?
![Gráfico mostra que o comportamento acontece quando existem os 3 fatores ao mesmo tempo. Se a motivação é alta, mas a ação é difícil de executar (baixa habilidade), o gatilho falha. Se existe uma habilidade fácil mas pouca motivação, também falha.](https://www.cutedrop.com.br/wp-content/uploads/2015/11/fogg-behavior.jpg)
Os comportamentos
Em seu laboratório em Stanford, BJ listou que existem 15 tipos de comportamentos, organizados em uma “Behaviour Grid”. Em uma palestra para um grupo de alunos, Fogg dá o exemplo de dois destes comportamentos:
Um deles, chamado de Black Path Behaviour, é a ação de parar alguma coisa: parar de roer unhas, parar de fumar, etc. Black, neste caso, significa parar e Path quer dizer “para o resto da sua vida”. Para este tipo de hábito, o ideal seria remover um pouco de cada fator: o gatilho, a motivação e a habilidade. Tirar cigarros de perto, por exemplo. Ou deixar de andar com amigos fumantes por um tempo, etc.
![Parar de fumar é um exemplo de Black Path Behavior. (Imagem via Shutterstock).](https://www.cutedrop.com.br/wp-content/uploads/2015/11/fogg-smoke.jpg)
Já para reduzir hábitos e não parar completamente, o que ele chama de “Gray Path Behaviour”, como comer menos pipoca, bastaria comprar pacotes menores de pipoca. Todos os 3 fatores continuam lá, mas com pacotes menores, o hábito caminharia para uma redução.
![Tipo de comportamentos e periodicidade de ações.](https://www.cutedrop.com.br/wp-content/uploads/2015/11/fogg-behavior1.jpg)
Para outros fatores, como habilidades e gatilhos, também existem segmentações e estudos, o que classifica o “Behavior Design” como algo que vai além da intuição e do “achismo” para aplicar em negócios e empresas. Olhar o mundo deste modo pode ajudar a avaliar o quão eficazes podem ser suas ações de marketing, por exemplo.
Assista a palestra completa (legendas em inglês).
E onde entra a Captologia?
A captologia é a interseção entre o design comportamental (Behavior Design) e a tecnologia. Ou seja, baseada neste estudo de comportamentos, a captologia concentra suas forças nos recursos tecnológicos que podem ser utilizados para a mudança de hábitos.
Uma vez que a cada dia mais e mais pessoas consomem tecnologia, como aplicativos ou sites, mais produtos podem ser projetados para mudar o que as pessoas pensam e como elas interagem com eles.
![Captologia é a intersecção entre as ferramentas de persuasão e as ferramentas tecnológicas.](https://www.cutedrop.com.br/wp-content/uploads/2015/11/fogg-captology.jpg)
Segundo o site do laboratório de Stanford, Captologia não é somente a criação de sites ou jogos de persuasão. É uma forma de pensar claramente sobre como classificar comportamentos e como alcançar cada um deles usando a tecnologia. É um método de ferramentas para resolver problemas e mensurar o que realmente importa.
No ramo da Captologia em Stanford, além do Behavior Design, existem outros campos de estudo, como a Psicologia do Facebook, Mobile Health (que estuda como telefones e plataformas mobile podem ser usadas como ferramentas de persuasão, entre outros.
Para mais informações, você pode acessar o site de BJ Fogg, ou do laboratório de tecnologia persuasiva de Stanford.
A imagem de destaque é um mix dessa imagem com essa, via Shutterstock.
Deixe um comentário