-->

22-05-16

8 cursos online gratuitos para fazer em maio

cursosfree

Programação, criatividade, desenhos para games e mais: confira essa lista de cursos gratuitos que começam dia 23/05!

Você sabe o que é um MOOC? Um MOOC é plataforma de ”Massive Open Online Courses” –  ou seja ”Cursos Online Abertos e Massivos”. Trata-se, portanto, de cursos online, totalmente gratuitos, cuja ideia principal é procurar manter a mesma qualidade de um curso presencial de nível superior, porém, usando a Internet para atingir um número maior de pessoas. O termo foi cunhado em 2008 pelos estudiosos Dave Cormier e Bryan Alexander.

Esses cursos geralmente acontecem num período de tempo determinado – alguns podem durar 4, 5 ou 6 semanas.  As aulas são gravadas e você pode assisti-las a qualquer horário,  e também são exigidos alguns deveres de casa que você deve entregar a cada semana, nos prazos definidos, se quiser receber o certificado de conclusão.

Veja este vídeo que explica o que é um MOOC (em inglês):

Fiz uma pequena lista de cursos bem interessantes que vão começar na próxima segunda feira, dia 23 de maio.

Confira a lista de cursos, que estão em inglês. Pode ser uma oportunidade para treinar o idioma também!

Marketing Analytics

pirchart

Sobre o curso: Grandes e pequenas organizações são inundadas com dados sobre as escolhas do consumidor. Saber como interpretar os dados é o desafio. Este curso ensina as ferramentas para medir os ativos da marca e dos clientes, realizar a análise de regressão e otimizar campanhas de marketing. Exemplos do mundo real com empresas como a IBM e a Netflix mostram como o marketing informa decisões importantes.

O curso dura 5 semanas.
Saiba mais aqui

Code yourself! An introduction to programming

scratch

Sobre o curso: Alguma vez você já desejou estudar programação, mas não tinha ideia de como começar? Este curso vai ensinar os conceitos básicos usando o Scratch, uma linguagem bem visual de programação. Esta linguagem é utilizada pelo projeto voluntário Code Club Brasil, que ensina programação para crianças através de clubes gratuitos pelo país.

O curso dura 5 semanas.
Saiba mais aqui

Brand and Product Management

Sobre o curso: Ao fazer este curso você será capaz de identificar a informação crítica necessária para desenvolver uma estratégia de produto e valor a longo prazo. Também criará um plano de atividades para trazer a sua estratégia de marca para a vida e poderá definir as métricas corretas para determinar o sucesso na implementação de sua estratégia de produto e marca.

Esse curso será dividido em 6 módulos e é o primeiro de 5 de uma série chamada ”Marketing Mix Implementation Specialisation.”

Saiba mais aqui

Cracking the creativity code: Discovering ideas

creativity-code

Sobre o curso: Pensar criativamente pode ser uma das mais importantes habilidades no mercado de trabalho de hoje e de amanhã. A criatividade é uma habilidade adquirida e que melhora com a prática. Este curso visa capacitar alunos que acreditam ter perdido a sua criatividade inata. Durante 4 semanas de aula, esse curso irá reacender poderes criativos enferrujados.

Saiba mais aqui

Script Writing: Write a pilot episode for TV or web serie

Sobre o curso: Neste curso você vai projetar uma série e escrever um episódio piloto completo para a sua própria série de televisão ou web, seja ela drama, comédia ou algo entre os dois. Você vai aprender a quebrar o processo criativo em componentes em 5 semanas de estudo.

Saiba mais aqui

What is Social?

socialmedia

Sobre esse curso: Esse MOOC é voltado para profissionais de marketing que desejam melhorar suas estratégias sociais utilizando metodologias eficazes e comprovadas. As novas tecnologias estão mudando a maneira como as pessoas se envolvem e se conectam com as empresas que lhes interessam.
Este curso dura 4 semanas e é o primeiro de 6 de uma série chamada ”Social Media Marketing Specialisation”.

Saiba mais aqui

Character design for video games

bmo

Sobre o curso: Neste MOOC você irá explorar conceitos e abordagens envolvidas na criação de desenhos de personagens que podem ser aplicados a videogames. Na primeira semana o curso irá se aprofundar em alguns conceitos fundamentais para design de personagens e nas outras três semanas as aulas serão ministradas pelos renomados desenhistas Andy Ristaino (”Hora de aventura”), Jacky Ke Jiang (”Journey”) e Robert Ryan Cory (”Bob Esponja”).

Saiba mais aqui

Introduction to Public Relations

social-network

Sobre o curso: O que faz um profissional de Relações Públicas num cenário global tecnologicamente conectado? Como desenvolver estratégias? Neste curso de 4 semanas você vai aprender quais são algumas das áreas chave de crescimento da profissão e qual o futuro da prática.

Saiba mais aqui

Obs: A BBC Brasil já fez uma matéria falando sobre MOOC’s. Leia o artigo.