E se as marcas famosas fossem na direção oposta ao flat design e resolvessem ser escritas à mão?
Quem trabalha com comunicação visual sabe o quanto a escolha da tipografia é importante. Em alguns casos, o uso de uma tipografia neutra e minimalista, focada na legibilidade é a melhor opção. Em outros, quanto mais caráter manual e personalidade a letra tiver, melhor.
A designer Sara Marshall resolveu mesclar estes dois universos tão opostos em um experimento no qual as identidades visuais de grandes marcas ganham uma roupagem completamente handmade, inserindo elementos decorativos e complexos em suas composições.
O projeto se chama “Brand by hand” (“marcas à mão”), e a própria criadora explica sua ideia:
A maioria das marcas como Apple e Google têm direcionado o design gráfico corporativo ao estilo flat e minimalista. Muitas outras marcas mudaram sua identidade de marca para espelhar esses desenvolvimentos – pense em Starbucks ou Shell. Esta tendência tem reduzido imagens a representações simples e icônicas. Algumas cores são usadas e muitas vezes o uso do espaço negativo é empregado.
Paralelamente a este movimento, tem havido um enorme aumento na popularidade de hand lettering que, em contraste com os ideais minimalistas, é caracterizado por imperfeições, textura e embelezamento. Brand by hand é uma interseção destas duas tendências, introduzindo a natureza pessoal, feita à mão e rebuscada para o mundo frio corporativo.
Além disso, uma tentativa foi feita para explorar uma variedade de estilos e analisar as tendências contemporâneas dentro do lettering em si – scripts personalizados, brush, calligraffiti, signpainting contemporâneo. O objetivo, além de ser uma exploração pessoal das letras, é reimaginar estes logotipos, mantendo elementos-chave da sua marca inicial.
Confira os logos reimaginados:
Veja o projeto completo na página de Sara no Behance.
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