-->

21-07-16

As novas propostas para o ícone de “salvar”. Será que o antigo merece ser salvo?

save-icon

Antes de ler este post, salve o que estiver fazendo. Sempre bom lembrar, já que o assunto é exatamente o ícone deste recurso mágico dos computadores.

Já reparou o que representa o ícone de “salvar”? A gente já está tão acostumado com a ação de salvar arquivos o tempo todo que esquece que o ícone que representa a ação é, na verdade, um disquete.

Os nascidos no século XXI (será que você também é do século passado?) talvez se perguntem: “mas o que é um disquete?”.

Vamos voltar no tempo e relembrar rapidamente o que era este advento da tecnologia.

Um disquete, ou floppy disk, era um disco móvel de armazenamento de dados, exatamente como um cartão de memória dos dias de hoje. Só que a sua capacidade era bem mais restrita, porém revolucionária para a época.

O primeiro floppy disk, nascido nos anos 60, com 8 polegadas, armazenava cerca de 256KB. A segunda geração, de 5 1/2 polegadas, tinha uma capacidade de até 1.2 Mb, com um tamanho bem reduzido em comparação ao primeiro. E o último da família, mais popular, era o de 3 1/2 polegadas, o famoso disquete, com até 1.44 Mb de capacidade. Este último que vemos em forma de ícone nas barras de ferramentas de alguns programas, como os do pacote Office.

Evolução dos discos de aramazenamento (imagem via)

Evolução dos discos de aramazenamento (imagem via)

Ícone de "salvar" no Word.

Ícone de “salvar” no Word.

O passado do floppy disk parece distante, mas foi bem mais próximo do que parece. Tanto que ele deixou uma pista que nos acompanha até hoje: o ícone de salvar, que é a representação pictográfica de um disquete, já que ele era a síntese mais óbvia de armazenamento de arquivos.

Em tempos de cloud computing, ícones como “upload na nuvem”, “download”, “compartilhar”, entre outros, já têm uma roupagem mais moderna, que trabalham com uso de setas para representar ações. Mas o “salvar em disco” continua apegado ao passado, representando um objeto esquecido pela modernidade. Olhando por este ponto, ele até que merece um redesign.

Por outro lado, assim como alguns outros símbolos que à primeira vista parecem não ter uma explicação (veja a explicação para cada um deles aqui), somente um significado atrelado à sua forma (USB, Ligar/desligar), o ícone de “salvar” deixa de ser uma representação simbólica de um elemento e passa a representar um conceito abstrato. Ou seja, para quem não conhece um floppy disk, o ícone de salvar não representa nada além da ação de “salvar” e cumpre sua função.

Como este artigo menciona, se você olhar bem para a sua tela, vai notar uma série de símbolos antigos. Você se lembra da última vez que precisou uma lupa? E as crianças realmente sabem o que quer dizer aquele forma curvilínea que apertamos quando queremos ligar para alguém no smartphone?

Ícones que representam "tirar do gancho " e "colocar o telefone do gancho". Os jovens têm têm essa referência?

Ícones que representam “tirar do gancho ” e “colocar o telefone do gancho”. Os jovens têm têm essa referência?

Alguns designers concordam que o mundo está preparado para um novo ícone, já outros acreditam que embutir um novo conceito a um símbolo já impregnado na cultura seria desperdício de tempo. De todo modo, tem designer que já aceitou o desafio e começou a propôr novas sugestões.

Este post reúne algumas novas propostas pictográficas para o ícone de “salvar” e seus parentes (“salvar como”, “salvar na nuvem” etc). Será que o mundo já está preparado para armazenar seus arquivos com uma outra cara?

Confira:

1. Lars Trautmann

save1.jpg

save2.jpg

Ações locais: save, save as …, upload, download, share, add / create new, remove / delete Cloud actions (ações na nuvem): save to cloud, save to cloud as …, upload to cloud, download from cloud, share from cloud (make public), add / create new on cloud, remove / delete from cloud

2. Carolin Gebele

save4

3. Ocean Cohen

save5

 

save6

4. Adam Hunter Peck

save7

Uma reinterpretação do floppy disk.

5. Helveticons

helveticon

Será que ícone ideal ainda é o disquete, com uma roupagem mais moderna?

Imagem via.

Imagem via.

Imafgem de destaque do post via.