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Nem só de Flat será o Design.
Sabemos que o Design trata de soluções para problemas e deve funcionar acima de modismos. Porém, temos plena consciência de que, tratando-se de questões visuais, temos sim alguns estilos que nos cercam e acabam influenciando nas criações. Já se foi o tempo em que os botões web eram todos com efeitos acqua e tridimensionais, ou a fase em que usar gradiente de cores era pecado mortal.
As tendências acontecem e estão aí, pipocando na frente dos nossos olhos, sem a gente sentir, e quando a gente menos espera, elas são documentadas e viram estilos próprios.
Se você “der um Google” vai facilmente achar algumas tendências estéticas do Design para 2018. Mas o infográfico criado pela empresa Coastal Creative é tão sucinto, objetivo e realista quanto ao que está sendo utilizado nos layouts que cruzam nosso caminho, que ganhou um like. Tem um resumão de tudo que vimos acontecer e que vai continuar passando pela sua timeline.
Veja aqui o infográfico completo e, logo a seguir, item a item explicado e comentado pelo Cutedrop:
Você pode saber mais sobre cada um dos tópicos, comentados pelo Cutedrop:
1. Interseção entre elementos
Em 2017, a tipografia arrojada foi destaque. Grandes títulos e bastante opções de fontes que fugiam à queridinha Helvetica. Mas agora é hora da tipografia extrapolar a caixinha e sofrer interferência com outros elementos do layout. E isso não se trata somente de tipografia, mas fotos e vetores vão se sobrepôr ainda mais neste ano.
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![](https://www.cutedrop.com.br/wp-content/uploads/2017/12/cutedrop-bold-type2.jpg)
2. Duotone (bicromia)
O uso de duas cores em fotografias foi bem explorado pelo Spotify em 2017. Certamente você esbarrou com alguma imagem assim. A brincadeira continua, com foco em contraste e paletas de cores reduzidas.
![](https://www.cutedrop.com.br/wp-content/uploads/2017/12/rockinrio-aerosmith.jpg)
Campanha Adidas Football
3. Ilustrações retrô-modernas
Desde a adoção do flat design, o uso de ilustrações vetoriais e minimalistas tem sido ascendente. O contrário do caminho que tomamos nos anos 2000, em que representar tudo na sua máxima fidelidade de sombras e volume era o que dirigia a estética. A semelhança com desenhos antigos se dá também pelo uso de paletas de cores mais sutis e dimensões exageradas. O interessante é que o uso deste estilo tem sido bem utilizado no ramo de tecnologia e ciência, o que dá origem ao título deste tópico.
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![](https://www.cutedrop.com.br/wp-content/uploads/2017/12/ruya.jpg)
4. Padrões criativos de fundo
Usar patterns como background era um recurso bem adotado nas eras de ouro dos fotologs. Repetições de motivos e muito frufru acabaram sendo varridos pelo minimalismo mais sólido do flat design. Mas o background com padrões está voltando, mais maduro e integrado com o primeiro plano, seja por similaridade temática ou espaço negativo, não atuando mais como um enfeite aleatório, mas como parte do layout.
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5. Gradientes
Não foi somente o logo do Instagram e seus subprodutos que experimentou a adoção dos gradientes de cores. A transição cromática, que era vista como pecado na alta era do minimalismo voltou a dar as caras. A tendência é que os degradês continuem suavemente colorindo layouts.
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![](https://www.cutedrop.com.br/wp-content/uploads/2017/12/chocolate-gradient-e1514033032715.jpg)
6. Animações inteligentes
Você provavelmente viveu a época dos sites animados em Flash. Era uma overdose de efeitos psicodélicos e muito logo girando por aí. Com a “morte” do Flash, a web passou a repensar as animações com HTML5 e o CSS3, e a interação animada passou a ter um motivo, pensado pelos designers focados em interface. A tendência é que as animações continuem sendo bem utilizadas, mas de forma gratificante, como resposta à experiência do usuário.
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7. Design isométrico
Representar três dimensões em mídias bidimensionais sempre foi um desafio. O uso da perspectiva isométrica geralmente se enquadra bem na função de representar a realidade ou o surrealismo, utilizando objetos tri ou bidimensionais. Mas, em ambos os casos, o 3D cria uma experiência imersiva para o usuário, simulando seu próprio plano em vez de permitir que objetos 3D simplesmente flutuem no espaço vazio.
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![](https://www.cutedrop.com.br/wp-content/uploads/2017/12/visa-infographic-e1514346834568.jpg)
8. Split-Page Design
Passamos um bom período vendo sites usando e abusando do recurso de hero image (um grande header com uma grande imagem, que chega a tomar a tela toda, com uma chamada bem resumida e atrativa sobre a empresa). Parece que agora o jogo virou, e os sites têm focado na divisão do conteúdo em colunas verticais, mais do que em blocos horizontais. Vamos ver a tendência do one page scroll também vai acabar sofrendo consequências também.
![](https://www.cutedrop.com.br/wp-content/uploads/2017/12/studiometa-1.jpg)
Para ver o infográfico em tamanho maior e ler mais detalhes, clique aqui.
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