-->

27-12-17

Você sabe o que é fotografia Split-Shot e como fazer este efeito?

E você achando que era montagem esse tempo todo.

Você trabalhou durante o ano e agora, finalmente, vai sair de férias e curtir a vida. Lógico que você vai querer fazer fotos incríveis da sua aventura. Então, arrume sua mala e não se esqueça do protetor solar, de roupas confortáveis e claro, câmeras esportivas para fotos em movimento e debaixo d’água (veja os reviews de alguns modelos aqui).

Modelo de câmera à prova d’água.

Enquanto a viagem não acontece, por que não se inspirar com uma técnica que produz um dos resultados mais interessantes de fotos ao ar livre? Os split-shots, ou splits, ou ainda “efeito aquário”, são fotos subaquáticas nas quais somente metade da foto fica debaixo d’água. A sensação de “cortar a água” é muito legal e o efeito é conseguido geralmente através de uma lente olho de peixe (fisheye), inserida em uma grande cúpula de vidro ou acrílico (conhecida como dome).

Dome com bastão e gatilho disparador

Algumas dicas são bem úteis para realizar este tipo de clique, segundo este site:

  • Split-shots funcionam muito bem em águas rasas, durante o início da manhã.
  • Como o brilho da parte superior da foto (a que está fora da água) será maior do que a que está abaixo, use um flash para iluminar a parte submersa.
  • Tente fotografar com o sol atrás de você para minimizar a diferença de exposição entre o que está acima e abaixo d’água.
  • Foque no objeto que está debaixo d’água, não acima.

O uso do dome corrige as distorções que a água causaria na imagem caso batesse diretamente na lente da câmera. Como explica Bruno Bezerra, fotógrafo carioca, que fez (e faz) sucesso com suas fotos efeito aquário desde 2013:

“O Dome afasta a linha d’água da lente e com isso eu consigo enxergar embaixo e em cima, dá um efeito metade dentro, metade fora da água.” (fonte)

Veja alguns exemplos para se inspirar:


Por Bruno Bezerra

Por Nicolas Thiou

 


Por Chris Rogers

Depois dessa, o Photoshop vai servir só pra dar uma ajustada nas cores.