-->

21-06-18

Esboços de tipografia criadas na Bauhaus viram fontes disponibilizadas pela Adobe em um projeto incrível

Imagine poder fazer um layout usando uma tipografia criada na Bauhaus e nunca antes divulgada para o mundo?

Todo designer já ouviu falar na Bauhaus. Ponto de referência do design gráfico, do estudo da Gestalt e da tipografia geométrica, a escola alemã de Design foi motivo de amor de ódio na formação do design como conhecemos hoje. Rompeu com padrões estéticos vigentes na época e construiu uma nova forma de pensar em funcionalidade. Fundada em 1919 em Weimar, na Alemanha (mudando-se depois para a cidade de Dessau), pelo arquiteto Walter Gropius, com a máxima de que o “design segue a função”, a escola revolucionou, removendo arabescos e ornamentos decorativos de objetos e construções arquitetônicas, como móveis e prédios, de caracteres (você não vai encontrar serifas na Bauhaus!) e peças de comunicação visual, criando modelos facilmente reproduzidos em escala industrial.

Rascunho encontrado nos arquivos da Bauhaus.

Depois de quase 100 anos, esboços de tipografia originais e fragmentos de cartas inéditos da lendária escola de design foram redescobertos e a Adobe iniciou um lindo projeto, chamado “Hidden Treasures” (tesouros escondidos, em tradução livre) com o objetivo de disponibilizar estas criações. Para isso, a Adobe adotou cinco estudantes de design, sob a orientação do tipógrafo e designer alemão Erik Spiekermann, para trazer cinco novas tipografias, baseadas em formas de letras desenhadas à mão no arquivo da escola da Bauhaus.

Duas dessas fontes já estão disponíveis para assinantes da Creative Cloud ( se você trabalha com algum software Adobe você provavelmente é um assinante), e podem ser sincronizadas via TypeKit.

Confira também as elegantes animações feitas para a divulgação das fontes digitalizadas:

 Tipografia 1: Xantis

Tipografia 2: Reross

Tipografia 3: Alfarn

Tipografia 4: Joschmi

Tipografia 5: Carl Marx

E aqui, um exemplos de todas elas:

Conheça mais detalhes e créditos dos criadores do projeto na magazine “Create” da Adobe, ou no site oficial do “Hidden Treasures”.