-->

22-05-18

DIY: reaproveite sobras de papel e faça paper plants para decorar seu escritório

O que fazer com sobras de papel? Você pode dar mais vida ao seu local de trabalho aprendendo a fazer paper plants!

Se você é designer e trabalha com papel, sabe como dói o coração jogar fora algumas sobras. Você compra um papel lindão, usa no seu projeto ou em algum protótipo, e o que resta fica “cozinhando” na sua gaveta por anos e anos, não é verdade?

Uma boa ideia para você reaproveitar estes papéis legais e deixar o seu ambiente de trabalho muito mais inspirador é fazendo paper plants. Fazer plantas de papel pode ser uma tarefa divertida para treinar suas habilidades com tesoura, estilete e cola, e o resultado pode ser uma decoração muito mais descolada para seu cantinho criativo.

Existem vários modelos estilo “faça você mesmo” (DIY – do it youtself) na web, mas alguns em especial merecem destaque, seja pela simplicidade na montagem, seja pela similaridade com as folhagens originais (sem dar muito trabalho pra você, claro).

Confira:

1 – Mini cactos simples

Você só vai precisar de pedaços de cartolina, cola, barbante, tesoura e prendedor de papel.

O passo-a-passo está neste site.

2- Costela de Adão

Esta parente de papel da cientificamente denominada “Monstera” é uma fofura. A criação nem precisa de molde, só de um pouco de paciência, já que o volume de folhas vai fazer toda a diferença na sua decoração final.

Você pode aprender a fazer neste site aqui.

3 – Suculentas

Quem resiste ao chame das pequenas suculentas?

Olhando assim, parece muito difícil fazer suculentas de papel, mas nem é tão complicado assim, acredite. O tutorial está neste site aqui, em inglês, mas muito bem explicado com imagens e detalhes.

4 – Bromélia

Outra paper plant que parece muito difícil de montar, mas é simples, simples… Você vai precisar de papel, tesoura, palito de churrasco, arame e cola.

Confira o passo-a-passo neste site.

5 – Folhas de bananeira com papel crepom

Confessa: você tem um papel crepom reaproveitado de alguma decoração de festa, não tem? Eles podem virar uma guirlanda tropical de folhas de bananeira!

Confira como fazer neste site.

6 – Arranjo de folhagens (com template em PDF)

Este mix variado de folhagens tem tem template em .pdf que você pode baixar, imprimir para recortar e montar seu arrranjo de plantas. Confira neste site.

Pra quem quer investir em plantas reais…

Caso você seja disciplinado para cuidar de plantinhas de verdade, adotar uma suculenta ou um mini cacto também pode ser uma opção legal, já que estes tipos de plantas não exigem muita manutenção (lembre-se que elas precisam de bastante iluminação). Além de vasinhos individuais, também pode ser feito um terráreo de suculentas.

Fonte: “Glass florarium vase with succulent plants” stock foto por Nesolenaya Alexandra.

E é sempre bom lembrar que, se você realmente ama plantas e natureza, o melhor mesmo é economizar o uso de papel e enviar, na medida do possível, documentos e arquivos por email e por vias digitais.

Quer ter mais ideias eco-friendly para seu escritório? Olha aqui.