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Como escolher a melhor propaganda para o seu produto ou negócio

Quem não é visto não é lembrado. Mas como escolher a melhor plataforma e o melhor tipo de propaganda?

“A Propaganda é a alma do negócio”. Com esse pensamento, ela sempre foi uma grande aliada no mundo dos negócios ou para outros projetos. Sendo uma ferramenta importante para qualquer empresa ou empreendimento, a propaganda também é um dos pilares para negócios digitais  e que envolvem estratégias de como ganhar dinheiro na Internet.

Pensada de forma planejada e bem estruturada, através de profissionais qualificados em publicidade, anunciar pode ser algo interessante não só para o anunciante, como para os possíveis compradores.

Mas afinal, como escolher o melhor tipo de propaganda ou o melhor meio para veicular? A resposta está em primeiro em conhecer muito bem o próprio negócio e também o público.

Vamos começar apresentando algumas formas de abordagem para anunciar.

Os diferentes tipos de Propaganda

Tão importante quanto saber as características do produto e dos seus potenciais clientes, é importante saber também quais são os tipos de propaganda. Com isso você terá condições de colocar em prática os métodos mais adequados para atrair o seu público.

Propaganda informativa

Conforme o próprio nome indica, ela tem o objetivo de trazer algum tipo de informação para o público. Ela é o tipo de propaganda ideal não para persuadir, mas para divulgar. Um exemplo disso pode ser uma propaganda que informa o público a respeito do lançamento de um produto, ou das mudanças que esse produto irá adotar futuramente. O conceito de “compre” existe, mas é colocado em segundo lugar na hierarquia da mensagem.

Anúncio de “despedida” da Kombi.

Propaganda de persuasão

É o tipo de propaganda que tem o claro objetivo de convencer o público, utilizando frases imperativas, exaltando também as qualidades e as vantagens do produto. A propaganda de persuasão também dá importância para o uso de imagens da mercadoria, destacando os seus principais detalhes. Muito comum no início do século XX, as propagandas de persuasão marcam o início da era da publicidade, na qual ilustradores, artistas e até mesmo arquitetos eram chamados para criar peças persuasivas atraentes,

Cartaz de 1910 com mensagem clara de persuasão.

Hoje, este tipo de abordagem é muito comum em banners e formatos de leitura rápida, como outdoors ou busdoors.

Exemplos de mensagem persuasiva na internet. Fonte: “Collection of modern sale banner template” stock foto por Zakharchenko Anna/Shutterstock.

Branded content

O Branded Content é a nova propaganda (nem tão nova assim) e tem como foco o protagonismo da marca como o principal agente das estratégias de publicidade e marketing. Neste formato de propaganda, o entretenimento e a interatividade dão vida à marca e com isso criam-se laços mais próximos com o público. Entre as vantagens de você utilizar esse meio é possível mencionar a capacidade de divulgar o seu produto de um modo criativo, utilizando imagem e som, porém com interação.

O mais legal deste modelo é que como diz o nome, ele oferece “conteúdo de marca” (branded content), o que indica que a propaganda também oferece dados e informações interessantes ao leitor. Ele não tem como “prioridade” vender algum produto de fato, mas atingir a identificação com o público. Costumam apresentar ao consumidor a missão, visão e valor da marca, de formas criativas, com o objetivo de gerar identificação e a percepção de branding.

Case da Dove (2013) mostra uma ação que fala sobre a percepção da real beleza sem mencionar nenhum produto, mas a visão da marca:

 

Como planejar a escolha de uma propaganda

Conhecendo bem o seu público de consumidores e os tipos de propagandas que mais se adaptam para atrair esse público, entram em cena os meios e as ferramentas adequadas. O processo de criação geralmente exige um bom planejamento, contando com etapas bem definidas, que visam possibilitar que a mensagem tenha o efeito desejado. Por isso, para optar por uma propaganda que tenha êxito é preciso de:

Um objetivo bem definido e conhecimento do público alvo

Sem saber qual é o real intuito da propaganda para o seu negócio, se torna mais difícil escolher qual é a ideal. Dependendo da situação, o objetivo pode ser fortalecer a marca na mente do consumidor. Em outros casos, pode ser convencer o público a comprar o produto. Neste momento, é imprescindível a comunicação clara entre os profissionais de publicidade (atendimento, planejamento, diretor de arte, redator, etc) e a marca. Definir pontos como metas, orçamento e prazos também fazem parte desta tarefa inicial.

Para atingir o objetivo certo deve-se conhecer o público consumidor certo. De nada adianta um empreendedor que vende sapatos para meninas adolescentes criar um conteúdo de vendas com um perfil que mais se assemelha ao perfil de mulheres adultas. O famoso “tiro no escuro” não é uma opção viável para quem quer ser efetivo. Um estudo correto do público traz informações essenciais, tais como preferências e os hábitos de consumo. Pesquisas qualitativas costumam ser utilizadas para captar estes tipos de informações.

Existem formas mais divertidas de realizar pesquisar que deixam o público mais à vontade para responder.

O uso correto dos canais de comunicação

Ciente dos objetivos e de quem vai comprar o seu produto, é preciso saber em quais canais a propaganda será veiculada. Há alternativas de mídias variadas, tais como outdoor, jornais, TV e também as mídias online, como um banner ou blog, por exemplo. Assim como a escolha do tipo ideal da mensagem a se passar é essencial, os veículos também são, pois de nada adianta veicular uma campanha no rádio, sendo que o seu público está inteiramente na Internet.

O elo entre a marca e o comprador

Durante muito tempo, os meios para a circulação das propagandas eram as mídias como o rádio e a TV, bem como as mídias impressas, tais como as revistas, outdoors e jornais. No caso dos outdoors, eles não possuem o perfil de segmentação. Por outro lado representam um elevado alcance de público, sendo ideais para propagandas de informação e leitura rápida.

Segundo o infográfico abaixo, TV e internet são os meios que mais têm investimento por parte dos anunciantes (fonte):

Gastos do anunciante com publicidade no Brasil 2017 – 2021 (US$ Milhões).

Uma das vantagens de escolher a propaganda no rádio e na TV (os chamados spots de rádio ou comerciais de TV) é o alcance que essas mídias ainda possuem. Elas também oferecem segmentação, o que é importante para atrair um nicho específico para o seu produto. Contudo, diante da convergência dos meios promovida pela Internet, temos uma mudança no modo de como devemos escolher o melhor tipo de meio para comunicar. Nesse contexto onde a Internet é a grande protagonista dos processos de comunicação, entram em cena alternativas como as redes sociais, Content Marketing e Branded Content (citado acima).

Pela importância da web é interessante compreender quais são as características básicas dos meios online, para que, ampliando seu leque de opções, você consiga escolher a melhor.

Presença online nas redes sociais

Ter presença online é uma tendência do empreendedorismo moderno. Saber utilizar a rede social correta deve fazer parte de um bom planejamento de divulgação de um produto. Porém, antes de partir para a prática e escolher quais redes sociais você vai utilizar para uma campanha publicitária, é preciso compreender a dinâmica de cada uma delas, pois Facebook, Twitter e outras redes possuem características bem distintas entre si.

Vale lembrar que replicar o mesmo conteúdo para todas as redes ao mesmo tempo de forma automática nem sempre é a melhor solução. Estudar como os usuários se comportam e consomem conteúdo em cada uma delas pode dar uma boa ideia de quais redes sociais utilizar, para cada caso.

Responder comentários, dúvidas e interagir com o público faz com que a comunicação marca-consumidor se torne mais horizontalizada, entendendo melhor as pessoas que você quer atingir.

Que a Propaganda é importante isso definitivamente não se discute, mas saber qual é o melhor tipo e quais são os melhores meios pra divulgá-las são questões perenes e estudadas constantemente no universo dos negócios. Por fim, seja qual for sua escolha, não se esqueça que atingir resultados tem relação direta com entender o que o cliente deseja e principalmente como ele deseja.

Imagem de destaque: “Flat design line vector of on-line advertising” stock foto por Sammby/Shutterstock.

 

Letícia Motta

Designer gráfico com experiência no mercado há mais de 15 anos, atua nas áreas de design gráfico, digital design e direção de arte. Bacharel em Design, com extensão em Coolhunting e MBA em marketing digital. Fundadora do estúdio leticiamotta.com.

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