-->

03-09-09

Michael Pritchard e o LifeSaver

Esta apresentação do engenheiro Michael Pritchard no TEDGlobal 2009 mostra como  mudanças globais são possíveis sem precisar gastar trilhões de dólares para isso.

Pritchard, observando as catástrofes naturais como a Tsunami e o furacão Katrina e o que acontecia com as pessoas refugiadas em busca de água potável, desenvolveu uma solução genial que transforma água oriunda de qualquer fonte em água potável.

A sua criação se chama LifeSaver e por incrível que pareça não é uma solução tão cara. Uma versão do LifeSaver em forma de galão poderia manter uma família de 4 pessoas com água potável e limpa por 3 anos sem necessidade de trocar o filtro. A garrafa dura bastante tempo da mesma forma.

O que faz deste mega purificador algo notável é que os poros que permitem a passagem de substâncias têm o diâmetro menor que a menor bactéria existente. Ou seja, nada impuro passa. E ainda, se o filtro já não estiver dando conta do recado tão bem, a garrafa possui uma trava de segurança que não permite mais o seu  funcionamento, protegendo a vida de quem a utiliza.

Confira a palestra, com legendas em português, aqui.

lifesaver1