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15-12-11

Diretor de arte ou Designer?

designer ou D.A.

Você foi contratado para ser diretor de arte ou designer? As duas profissões são a mesma coisa? Vamos refletir a respeito.

Não é de hoje que vemos agências de Design contratando diretores de arte por causa do bonito nome do cargo ao invés de dizer que precisam de um designer. Quem já não encheu a boca para dizer para um parente que era diretor de arte (ok, ninguém dizia que era júnior) só para ostentar o nome de diretor de alguma coisa?

Pois bem, amigo, passei alguns anos da minha vida achando que diretor de arte era um nome fresco e bonito para designer. Mas uma coisa é certa: as duas profissões são diferentes.

Não sei se a explicação abaixo é a mais didática sobre o assunto, mas é válida como reflexão. Fique livre para opinar.

Diretor de arte

A profissão de diretor de arte está diretamente ligada à publicidade. Como diz o nome, este profissional cria o conceito de uma campanha publicitária e dirige a produção da arte final, que é feita pelas produtoras, trabalhando em conjunto com o art buyer, sob a supervisão do diretor de criação.

Ou seja, o layout que o diretor de arte cria não é o que é publicado diretamente nas revistas e afins, é um guia para os produtores e arte finalistas, que sob sua direção farão os ajustes para a publicação final do anúncio nas mídias específicas.

De forma bem resumida, o diretor de arte realmente dirige a arte conceituada por ele mais a equipe, mas com a produção e finalização dividida em diferentes etapas.

Sobre o fato de ser um D.A. júnior, pleno ou sênior, isso define o grau de responsabilidade sobre cada projeto e o tamanho da campanha que vai cair na sua fila de jobs.

Um exemplo ilustrado disso foi o post sobre a KitchenAid homenageando os movimentos artísticos.

art director

Designer

No caso do designer é um leque um pouco mais amplo porque sabemos que existem vários ramos ligados à profissão, como o designer gráfico, de interface, interativo, entre outros. O designer está mais envolvido, digamos assim, na conceituação e produção de um projeto para uma marca do que ligado diretamente à publicidade e veiculação na mídia.

Explicando melhor, a agência de Design pode ser responsável por criar a nova identidade visual dos refrigerantes “Borbulha”. Um trabalho de branding que é a sua especialidade. A agência de publicidade vai pensar em formas de comunicar essa renovação da marca na mídia e atingir o público certo nas regiões de venda do refrigerante. As duas agências podem trabalhar juntas. Por exemplo, a agência de publicidade pensou em uma ação interessante no período de Carnaval que pode ser um jogo no site e vai trabalhar em conjunto com os designers de interface da agência de Design para chegarem a um resultado bom de produção.

É uma linha tênue que se mistura em vários pontos, mas o fato é que não são exatamente a mesma coisa. Existe uma interseção, mas não um sinônimo.

E você, é um D.A., designer ou ambos?

Fonte da ilustra em destaque.