-->

12-12-14

Cymatics: todos os experimentos utilizando frequência sonora que você já viu, transformados em um belo clipe musical

cymatics0

Todos os efeitos visuais utilizando frequência sonora usados em um só clipe musical. E explicados um a um.

Sabe estes experimentos físicos utilizando frequência de som? Com certeza você já viu algum, como desenhos formados por partículas, ou efeitos na água.

Mas o músico Nigel Stanford levou o assunto mais a sério e criou uma música baseada nessas experiências científicas. Cymatics é o nome do seu projeto, que virou um belo de um clipe, no qual todos estes efeitos acontecem de verdade. Olha só:

Além da bela peça de vídeo, cada uma das “mágicas” reais tem o seu próprio vídeo de making of, com explicações detalhadas. É viciante ver cada uma delas:

Chladni Plate (prato de Chladni)

cymatics-plate

O prato de Chladni funciona com grãos de areia, e gera formas abstratas de acordo com a frequência do som gerado. Para criar a música, Nigel descobriu 4 frequências que funcionaram melhor na placa, gerando formas mais interessantes. Como para mudar o desenho as notas musicais não poderiam ser trocadas muito rapidamente, Nigel compôs algo que desse tempo para as transições acontecerem. Como os sons gerados foram muito agudos, um sintetizador adaptou um pouco o resultado final.

cymatics1

Hose pipe (mangueira)

cymatics-hosepipe

Um efeito que parece fazer a água congelar em forma de espiral. O experimento realmente aconteceu, mas também envolveu um truque de câmera. Ou seja, se a caixa de som está vibrando na mesma taxa de quadros da câmera (no caso, foram 25Hz e aproximadamente 24fps de filmagem), a água ficará na mesma posição a cada frame e parecerá congelada, ou até mesmo que se movimenta ao contrário. A mesma coisa que acontece ao filmar as calotas de um carro em movimento, na velocidade certa.

Speaker dish (prato no alto falante)

cymatics-speakerdish

Um prato de líquido sobre uma caixa de som. Um mix entre o Chladni plate e o efeito Hose pipe. Neste caso, para obter mais “relevos” visuais, o líquido utilizado foi vodka semi congelada, por parecer mais denso.

Ferro fluid (fluido magnético)

cymatics-ferrofluid

Stanford já tinha visto algumas imagens de projetos envolvendo ferro fluid onde o líquido formava uma grande bola “espetada”.

cymatics-ferroball

Só que para fazer isso era preciso utilizar super ímãs motorizados, e o fluido também levava muito tempo para formar a bola do mal. Não era algo muito útil para quem precisava trabalhar com ritmos. A solução foi colocar ímãs em um prato e ver as ondulações geradas quando eles eram desligados.

Plasma Ball

cymatics-plasma

Bom, essa a gente encontra em qualquer loja de luminárias e foi usada mais pela beleza do vídeo mesmo.

Ruben`s tube

cymatics-rubenstube

Um tubo por onde passa gás propano por dentro. Quando são tocadas notas musicais que combinam com a frequência de ressonância do tubo, ele forma zonas de alta e baixa pressão de gás e isto afeta a altura da chama de fogo.

Tesla coil (bobina de Tesla)

cymatics-tesla

A bobina de Tesla é um dispositivo de alta tensão que geram arcos de eletricidade no ar. As bobinas geram uma série de faíscas por segundo, e uma nota musical distorcida. Nigel utilizou o recurso e depois corrigiu os sons com sintetizadores.

As pequenas bobinas ao redor da bateria não geravam tantos raios, então alguns foram inseridos em pós produção. Mas a grande bobina não precisou de pós, e gerou um mega arco capturado pelas câmeras.

cymatics2

O single Cymatics faz parte do álbum “Solar Echoes”, que você pode ouvir aqui.

cymatics-cover

Não repita isso em casa.