-->

16-01-12

O sucesso para seu blog em 7 passos

sucesso blog

O que temos aqui não é nenhum passo a passo do outro mundo ou fórmula mágica para obter o sucesso do seu blog. É mão na massa. Muita mão na massa.

Não existe uma fórmula certa para um blog ser ou não bem sucedido. Mas algumas dicas podem ajudar, e muito. Dê uma olhada neste passo a passo e, melhor do que isso, coloque em prática o que você acha que vai valer a pena.

Vamos lá:

1. Gere conteúdo

Não adianta você ter um blog lindo e pirotécnico se você só replica o que aparece nos sites de fofoca. Mostre que você tem conteúdo. Pesquise, expresse sua opinião, deixe seu ponto de vista. Lembre-se que não adianta parecer esperto copiando texto alheio. Ser ético também é ter conteúdo.

2. Interaja

Interagir quer dizer sair da caixinha de vidro e conhecer gente. Comente nos blogs, converse nas redes sociais, responda seus leitores. Lembrando sempre que seu blog não é uma “pessoa física”. Ou seja, deixe os comentários pessoais pra sua conta no Facebook.

Você pode reclamar da falta de tempo, caso não viva exclusivamente do/para seu blog. Entendo perfeitamente. Mas quando possível, lembre-se de visitar outros enedereços além do seu email.

3. Fidelize

Você costuma comprar uma certa marca de sabão em pó ou refrigerante porque você é fiel a ela? Gosta da qualidade, acredita na proposta? Com seu blog não é diferente. As pessoas também se identificam com o seu conteúdo e com sua forma de comunicar. Valorize isso.Um ótimo exemplo é o Twitter, onde muita gente acredita que quantidade é sinônimo de credibilidade. É melhor ter 5 mil seguidores aleatórios (muitos bots inclusive) ou mil, dos quais metade você passou a conhecer o nome e perfil?

Aliás, quer conhecer seus leitores? Faça de vez em quando pesquisas pequenas, mini enquetes, perguntinhas. A maioria vai te dar um retorno e clarear sua mente a respeito de seus gostos.

Uma boa forma de você também ver o resultado de uma “fidelização” são as newsletters. Quantos são os assinantes da sua news? Quantos deixaram de ser?

4. Atualize

Poste no mínimo 2 ou 3 vezes na semana. Aqui no Cutedrop, tento postar pelo menos 1 vez ao dia, quando possível, claro. Isso porque quem está acompanhando seu conteúdo espera ser informado constantemente. Não precisa ser o rei da exclusividade, mas esteja consciente que ter um blog é como ter um filho: você precisa cuidar, alimentar, investir no seu futuro e fazer crescer com “saúde”.

5. Descomplique

Essa parte está diretamente associada ao Design. Facilite a vida de quem acessa o seu blog. Nada de scripts muito pesados que façam a página demorar a carregar, padronize suas postagens, inclua links relacionados. Mais dicas sobre layout você pode ver aqui. Lembre-se que um usuário frustrado é um usuário perdido. Mas se cometer uma falha (afinal somos humanos), peça desculpas e seja transparente.

6. Espalhe

Divulgue seu blog. Sem forçar a barra com spams e emails chatos. Uma boa maneira de divulgar é usando o sistema de parcerias entre blogs, publicando seu post em agregadores de conteúdo, alimentando sua fanpage com imagens e links legais (não necessariamente replicando seus posts), criando sorteios de produtos e serviços interessantes. Tudo com bom senso e equilíbrio para não virar um blog comercial.

7. Aguarde

Ok, você está fazendo tudo isso. E quando terá resultados? Calma, querido blogueiro. Como mamãe bem dizia, “dê tempo ao tempo”. Se você está fazendo certo, o sucesso será gradativo e notável. Dê um prazo mínimo de 3 meses. Deixe o buzz acontecer.

É isso. É colocar a mão na massa sempre, e ver os resultados aparecem. Não é feitiçaria, é tecnologia.

feiticeira