-->

30-07-12

O mundo em miniatura com Tilt-Shift

tilt shift - cutedrop

O mundo real de um jeito que parece de mentira. O que é esta técnica e como fazer imagens e vídeos usando o Tilt-Shift?

Você já viu vídeos ou fotos em que todo o ambiente e personagens reais parecem de brinquedo? Então você já se deparou com a técnica denominada Tilt-Shift.

O que é?

Tilt-Shift é uma técnica de fotografia , também utilizada em vídeos, que faz o mundo real ficar parecido com uma maquete. Tudo em miniatura.

Como o próprio nome diz, “tilt” significa inclinação, ou seja, a lente da câmera consegue ser inclinada, e “shift” quer dizer que ela pode se deslocar, movendo-se de forma paralela ao plano da imagem.

Traduzindo: a lente seleciona uma área específica da imagem para focalizar (foco seletivo), desfocando as extremidades. Isso ajuda o cérebro perceber a imagem como uma miniatura, já que não é comum vermos grandes áreas como se fosse em uma lente de aumento. Isso é obtido com o “tilt”, a inclinação. Com o deslocamento (shift), há a alteração da perspectiva da imagem, fazendo com que os elementos pareçam menores.

tilt shift cutedrop

Dicas

Na produção de uma foto ou vídeo em Tilt-Shift, algumas dicas são valiosas para que a ilusão de um mundo “fake” funcione:

  • A angulação é importante, pois para produzir este efeito é preciso que a câmera esteja acima do plano da cena, não na mesma altura. Isso porque deve-se pensar em como seria se você estivesse realmente olhando para uma maquete.
  • Se na cena existirem pessoas, o ideal é que elas estejam bem longe, para vermos menos detalhes das feições humanas. Assim, a semelhança com bonequinhos pode ocorrer com mais perfeição.
  • Em vídeos, a cereja do bolo é o time-lapse, que faz com que os movimentos pareçam mais duros e mecânicos, criando ainda mais a ilusão de que tudo ali é de brinquedo.
  • Ah, e como em maquetes geralmente as cores são mais contrastantes e “forçadas”, o mesmo deve ser trabalhado nos vídeos e fotografias.

Como fazer

tilt shift lentes canon

Existem lentes específicas para este fim, que geralmente são caras. Mas, se você quiser muito fazer a sua em casa, indico olhar este tutorial, que está em inglês, mas dá pra entender. A engenhoca só não é muito simples.

Curiosidade: por mais estranho que pareça no tutorial acima, a câmera normal é transformada em uma “câmera de fole”, que é a antecessora das lentes denominadas Tilt-Shift atualmente. Tanto o fole quanto as novas lentes têm a capacidade de ajustar a angulação e o deslocamento. E é justamente isso que dá o efeito “miniatura” às imagens ou cenas.

Se você não for adepto de câmeras caras, pode tentar usar este aplicativo no seu iPhone, para vídeos, ou este aqui para fotos.

tilt shift iphone

Existem também vários tutoriais na internet ensinando a manipular imagens no Photoshop para conseguir este efeito. Basta perguntar ao oráculo (Google).

Exemplos

Veja alguns vídeos da série Little Big World, criada pelo estúdio Spoonfilms.

E mais, criados por Keith Loutit. Repare no Rio de Janeiro em miniatura.

Agora sim podemos afirmar que o mundo é pequeno. Muito pequeno.