-->

20-08-14

Por que é bom ter um plano B além do trabalho (ainda mais se for um blog)?

planob_titulo

Você trabalha com ideias? A solução para ser ainda mais criativo pode estar em trabalhar mais, criando coisas novas. Como um blog.

Você que está lendo este post provavelmente trabalha em alguma atividade criativa. Designer, publicitário ou até entusiasta do assunto, você sabe o quanto a rotina de trabalho exige dos nossos neurônios que precisam sempre criar alguma coisa nova. O fato de se manter criativo a cada job é um desafio.

Ao mesmo tempo, quem trabalha em agência ou até mesmo como freelancer sabe que o tempo é curto. Prazos curtos e noites longas. Além disso, e com sua devida (e grande) prioridade, designers também têm família e vida pessoal.

Aí vem este post dizendo que é legal você ter uma atividade extra, um plano B. E pior, sugerindo que seja um blog! Calma, não me xingue.

Bom, criei o Cutedrop há 5 anos, e desde então a vontade de continuar é ainda maior. E por que um blog, que toma tempo de pesquisa, edição, criação de imagens e gerenciamento seria algo positivo?

Confira alguns itens que podem estimular você a começar algo novo também:

1) Serendipidade

Imagem via Shutterstock.

Imagem via Shutterstock.

Serendipidade é a capacidade de aprender ou conhecer assuntos aleatórios, ao acaso. Diferente de procrastinação, em que você quer se ausentar de qualquer conteúdo e fazer nada, a serendipidade é a pré disposição em aprender algo novo, mas sem saber ao certo o quê. O conteúdo pode surgir no seu caminho e abrir novos horizontes. Diga oi à serendipidade.

2) Referências

Imagem via Shutterstock.

Imagem via Shutterstock.

A memória é uma bela aliada da criatividade. Referência, ao contrário do que muita gente pensa, não serve para “copiar” trabalhos. Uma pessoa com muitas referências pode ter mais facilidade em criar algo novo. Sem você saber, o seu cérebro trabalha em cima de experiências vividas e acumuladas, e assim fica mais fácil de pipocar uma surpresa. Fora que é legal você conhecer bons trabalhos, cases de sucesso, nomes relevantes. Cultura nunca é demais.

E quando você pesquisa assunto interessante para um blog, sem querer você se “auto alimenta” com referências criativas.

3) Networking

Imagem via Shutterstock.

Imagem via Shutterstock.

Um anglicismo bonito que quer dizer simplesmente contatos. Um blog, levado a sério, pode levar você a conhecer gente muito legal, leitores interessantes e profissionais de outras áreas. Por que isso seria ruim?

4) Update

Imagem via Shutterstock.

Imagem via Shutterstock.

Um blog já tem como pré requisito ser atualizado. A não ser que o seu blog fale de categorias muito abstratas, como sonhos ou relatos pessoais, ainda assim, funciona em ordem cronológica. Para escrever posts, você precisa se obrigar a estar atualizado com o que rola por aí. Ok, não é possível abraçar o mundo, mas ao menos você deve estar ligado nos assuntos aos quais o seu site mais se relaciona. Por exemplo, Design.

5) Compromisso

Imagem via Shutterstock.

Imagem via Shutterstock.

Gerenciar um blog é estudar administração na “marra”. Organizar e pré agendar postagens (porque nem sempre é possível ficar 24h de frente pra tela), responder emails, dividir bem o horário de trabalho com o horário de cuidar do blog. Com o tempo, os compromissos vão aumentando, e a capacidade de administrar precisa acompanhar o ritmo. Quem não tem paciência de se organizar, desiste. Cuidar de um blog é como cuidar de um freela eterno, com prazos e etapas. E isso pode ajudar no planejamento de outros jobs.

6) Escrita

Imagem via Shutterstock.

Imagem via Shutterstock.

Esse papo de que “se eu soubesse escrever seria redator” é furado. Um designer ou diretor de arte também se comunica. E se comunicar bem é dever de qualquer profissional. Um blog bem escrito e revisado ganha pontos com o leitor e passa credibilidade (lógico que se o post não for verdadeiro, ou bem pesquisado, de nada adianta escrever bonito). Com o tempo, você vai pegando o jeito na forma de escrever seus posts, de criar os títulos etc. E essa capacidade é refletida nos seus demais trabalhos. Sério, pode acreditar.

7) Laboratório

Imagem via Shutterstock.

Imagem via Shutterstock.

Um blog pode ser o seu laboratório de teste. Você quer colocar pra frente aquele seu teste A/B sobre cores de botões? Usa o blog. Quer testar aquela nova ferramenta de newsletter? Aquele novo formato de postagem do Facebook? Usa o blog! Tudo isso com suas devidas proporções. Afinal, você não quer deixar os leitores loucos, né?

E agora?

Se você não gosta de blogar, ou sabe que não vai conseguir levar esse projeto muito adiante, simplesmente não faça. Descubra uma outra atividade em que você possa variar o foco dos seus neurônios. Tente colocar em prática uma ou outra dica acima (principalmente a de escrever certo).

Mas se você tem uma quedinha pelo assunto e quer uma força, vai fundo e espere o próximo post com dicas para bloggers. 😉

Imagem de destaque via Shutterstock.