-->

21-12-15

5 tarefas que todo designer deveria fazer antes do ano acabar

designer-anonovo1

Porque ainda tem uma coisa ou outra que você pode fazer para se ajudar. 

Sim, é fato: o ano está acabando. Mas estar chegando ao fim não significa que o fim já tenha chegado. Isso é muito poético, mas a realidade é que você ainda tem alguns dias para ajeitar pendências e não levar essa tarefa para 2016.

Tenho certeza que algumas lacunas que ficaram em 2015 são comuns a todos nós, designers. Por isso, vai uma lista que pode te dar uma força para entrar no ano novo com menos itens de “to do” na sua agenda. E fique calmo, porque os tópicos são relativamente simples e indolores.

Preparar para resolver isso tudo em 3,2,1…:

1. Fazer uma faxina no computador

Imagem via Shutterstock

Imagem via Shutterstock

Diversas pastas abandonadas no desktop, aqueles HDs e pendrives com arquivos iguais, programas instalados sem motivo, lixeira cheia, pasta de transferências lotada de entulho… Seu computador precisa de um presente: um banho.

Aproveite o recesso (se você estiver em casa, lógico) e dê aquela geral na sua máquina. Vai ser uma boa para começar o ano travando menos.

2. Atualizar o portfolio

Imagem via Shutterstock

Imagem via Shutterstock

Assuma: você passou 2015 todo fugindo dessa tarefa. Mas calma, eu entendo que ela pode ser uma tarefa chata e árdua para o fim do ano. Mas ao menos dê uma geral no portfo, de leve. Se você tiver Dribbble, Behance e site, escolha um deles para começar o trabalho de atualização. Nada como um empurrãozinho para você se empolgar e conseguir novos jobs/freelas em 2016.

3. Escolher um projeto para focar

Imagem via Shutterstock

Imagem via Shutterstock

Você provavelmente teve muitas ideias, começou algumas e concluiu 1% disso tudo, certo? Não fique frustrado. Em vez de começar o ano anotando um turbilhão de novas ideias de projetos complexos, aproveite um que você tenha começado e foque em concluir. Planejar é tão valioso quanto criar.

4. Dar uma esvaziada na caixa de emails

Imagem via Shutterstock

Imagem via Shutterstock

Isso serve para todo mundo. Assim como você vai limpar o seu computador e organizar as pastas (promete que sim, vai?), os seus emails também merecem uma atenção. Limpe as mensagens inúteis, responda ou rascunhe uma resposta para aqueles remetentes ignorados. Sempre existe uma chance para um abraço de final de ano.

5. Repensar suas prioridades

Imagem via Shutterstock

Imagem via Shutterstock

Este ano você trabalhou igual a um louco e pouco viu sua família? Ou deixou de se dedicar aos estudos porque estava focado em algum projeto profissional? Ou quem sabe procrastinou demais nos grupos de WhatsApp?

Aproveite o espírito de fim de ano e reveja onde está o seu ranking de importância. Nem sempre a exaustão justifica a sua privação de sono. Ou basta você abraçar um dia sem job nenhum para passar um tempo integral com as pessoas que você mais ama.  E ainda pode ser a chance de adotar hábitos de vida mais saudáveis.

Ou seja, querido designer: ainda existe esperança para você em 2015. Se você puder e quiser, pode dar uma forcinha para 2016 chegar com ainda mais sucesso. Corre pra contagem regressiva!

Imagem de destaque via Shutterstock.