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O passarinho e o papagaio

twitter dicas

Umas boas dicas para usar seu Twitter da melhor forma possível, sem que o passarinho azul se transforme em um papagaio ( ou uma baleia).

Você certamente tem Twitter. Se não tem é porque deve ter aquele discurso: “não sei quem seguir, meus amigos só ficam relatando o que fazem no dia”. Pra você que usa seu Twitter mas não sabe fazer dele uma ferramenta, vou listar algumas pequenas coisas que tenho observado por aí que acho negativas. E, olha que legal, vou listar as positivas também! Afinal, ficar só reclamando da vida não leva ninguém aos 120 anos.

Você acordou de bem com a vida, viu 3 passarinhos verdes na sua janela e seu Twitter não baleiou. Feliz e contente, você manda aquele BOM DIA diário pros seus followers. Vai almoçar deseja bom almoço, vai dormir, manda boa noite, na sexta feira, deseja um ótimo bom fim de semana. Amigo, que bom que você é feliz. É maravilhoso compartilhar essa alegria. Mas você tem ideia de quanta gente está fazendo a mesma coisa e enchendo a timeline da galera com cumprimentos? Não digo que você não deva dizer Bom dia, Obrigado e Por favor. Mas presta atenção se seus Bons Dias não tomam mais a sua timeline do que o conteúdo relevante que você posta. Lembrando que nem só de followers é feita a sua vida. Diga bom dia às pessoas à sua volta.

Você segue pessoas interessantes, sites geeks e atualizados. Mas você só vive de RT. Até “Feliz Aniversário” retuita. Cuidado para sua conta não virar um simples Forward de posts. Compartilhe suas ideias, suas opiniões e descobertas.

No caso de Blogs, portais e empresas, preste atenção se sua conta no Twitter não está servindo somente como megafone. Não use só para dizer qual o post novo do seu blog, ou para dizer – chegou a coleção de verão na loja! – e daqui a 3 meses você entra no Twitter de novo, após esquecer a senha, e posta – chegou a coleção de inverno. Ok, e onde entra a rede social nisso? Para sites de notícia, cuidado para não sair metralhando notícias e tomar toda a timeline do infeliz do seu seguidor, como foi o caso do @g1. O que ouvi de gente dizendo que estava sendo bombardeado com notícias, não foi pouca coisa não. Se ainda todas as postadas fossem importantes…

Paradoxal conseguir ser anti social numa rede social. Mas como muitas coisas paradoxais nessa vida, isso é altamente possível. O anti social usa o Twitter como terapia, para afogar suas lamúrias e mágoas, reclama da vida o tempo todo. Corre o alto risco de falar mal de seus clientes no Twitter, xingar o chefe, ser antiético, indo contra os princípios da empresa em que trabalha e largando aço. E depois que é descoberto rclamando do trabalho, tuita de novo pra reclamar que foi demitido. Lembra do caso do funcionário da Locaweb, @alexglikas , demitido por provocar a torcida do São Paulo no Twitter, sendo que a Locaweb era patrocinadora do time?

Obviamente a gente tem que reclamar no Twitter sim, ainda mais quando acontece um plágio, um abuso por conta de alguma empresa ( como tuitei algumas vezes com a hashtag #clarofail para aparecer no site de reclamações que fizeram para a Claro). Mas use o bom senso. Reclamando demais você vai conseguir alguns Unfollows.

O preconceituoso esquece que sua timeline é lida por dezenas, centenas ou milhares de pessoas e resolve expôr todos os seus preconceitos. Ok, você fazer uma brincadeira aqui ou ali até vai, ainda mais se tiver intimidade com seu follower. Mas cuidado para você não agredir todo mundo. Você é ateu? Respeite os que crêem. Vice-versa. Você é hetero? Respeite quem é homo. Vice-versa. Vai votar na Dilma? Respeite quem vai votar no Serra. E vice-versa. Gosta de um churrasquinho? Respeite o vegano. Acho desnecessário comentar sobre cor de pele, né? Bom, quem votou no Tiririca é outra história, hahaha. Brincadeirinha…

Concordar é diferente de respeitar. Você não precisa concordar com a filosofia de vida de todo mundo. É impossível. Mas pode respeitar, mesmo expressando o seu ponto de vista.

Aqui vou falar sobre empresas. O Twitter é uma fonte maravilhosa no marketing digital. Um canal direto entre a empresa e os seguidores, uma forma de conseguir mais clientes até. E um dos recursos mais usados para atrair usuários é a promoção. Mas existem promos e promos. Um caso muito #fail foi o do @mundowalmart. Na vibe de “vamos sortear alguma coisa” fizeram uma campanha confusa com uma chuva de hashtags #presentepravoce, pra entrar nos TTs a qualquer custo. Sem explicações boas sobre a promo, tinha mais dúvidas do que sorteio de fato na timeline deles.

Já o contrário foi o caso da @magazineluiza, que colocou nos TTs o “quandoeutinha10anos”, premiando as frases criativas, em horários variados, com resultados no site. Sem forçar barra, porque é muito mais agradável você tuitar algo mais pessoal, do tipo “eu comia jujubas vermelhas #quandoeutinha10anos”e concorrer a alguma coisa do que retuitar freneticamente #presentepravoce sem explicações viáveis sobre que raio de promo é essa. Quem utiliza bem o recurso de promo é a @alicedisse, que faz ações criativas como “quem responder primeiro de quem é a foto publicada no Twitpic ganha um presentinho”, além de perguntas e retweets, claro.

Existem também as promo fakes, como foi com o @OficialClaro, que além de ser um perfil fake, divulgava promos falsas obviamente. O perfil já foi felizmente removido.

Para terminar, vale lembrar que alguém com muitos followers não necessariamente é alguém com muito conteúdo. E alguém com muito conteúdo ou muito famosa na vida “real” nem sempre será famosa na “virtual”. O oposto também vale. Não lembra da Tessália? Maior bombante na internet, se queimou com o BBB (eu acho). Já a Xuxa, rainha dos baixinhos, no Twitter só FALAVA EM CAPS LOCK. Fora os casos de gente que costuma usar geradores de followers. Acho #fail também.

Se você tem um conteúdo bom e sabe usar a rede social para se divulgar, espera com calma que a sua rede de amigos vai crescer sozinha. Pelo que você é. Pelo que você fala. Não adianta mendigar RT. Acho que é um pouco utópico esse meu discurso, mas acho o mais equilibrado a se fazer.

Muita coisa já foi vista por aí, mas sempre é bom relembrar e aprofundar. E evitar que seu passarinho azul vire um papagaio de pirata.

Letícia Motta

Designer gráfico com experiência no mercado há mais de 15 anos, atua nas áreas de design gráfico, digital design e direção de arte. Bacharel em Design, com extensão em Coolhunting e MBA em marketing digital. Fundadora do estúdio leticiamotta.com.

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