-->

08-06-14

Um incrível #cutetalk com o artista 3D Pedro Conti

pedro-conti-destaque

Conheça o trabalho de Pedro Conti, um artista 3D brasileiro super talentoso. Vem que tem dicas altamente preciosas aqui!

Eu sempre falo isso e acho que já está virando um clichê: eu adoro escrever pro Cutedrop. Entrar em contato com pessoas talentosas, entrevistar, pesquisar, pensar em perguntas interessantes, todo esse processo é muito bom e divertido.

Já falamos bastante aqui no site sobre ilustração (confira todos os posts sobre o assunto aqui), e num desses, conheci o trabalho do Pedro Conti.

Este é o Pedro.

Este é o Pedro.

Pedro trabalha no estúdio Techno Image e é um dos caras mais talentosos que conheço. Nesta entrevista ele fala sobre Design, o mercado de trabalho, seu curta ”One More Beer” e ainda dá dicas para quem quer seguir a carreira como artista 3D.

Confira:

pedroconti1

Você cursou Design Gráfico, certo? Você sempre quis fazer isso? Como surgiu seu interesse por animação?

Na época do colégio, em 2002, eu tinha dois amigos (Eduardo Camilo e Fabio Tamachiro) que desenhavam muito bem. Eu não tinha muita vocação para desenho mas adorava vê-los desenhando.

Comecei a arriscar um pouco. Entrei no curso técnico de edificações pois era o mais próximo do desenho que podia chegar dentro do meu colégio, e mesmo assim foi frustrante, pois passava a maior parte do tempo desenhando plantas baixas.

Meu irmão estava estudando Design de produto e foi o empurrão que eu precisava para eu prestar vestibular para Design. Em paralelo à faculdade, comecei a trabalhar com meu pai, em uma empresa de apresentações. Em um desses trabalhos ele me mostrou um software 3D* e aquilo me explodiu a mente! Naquele momento descobri que o software 3D* era usado para fazer filmes! Algumas semanas depois, pedi demissão e comecei a me dedicar full time à aprender 3D em casa.

Passei a dedicar 100% das minhas energias a estudar animação. Com isso consegui meu primeiro emprego como artista 3D, em meados de 2006. Continuei a direcionar meu tempo livre aos projetos pessoais e em 2007 fui convidado para trabalhar em uma das maiores empresas brasileiras do ramo, chamada Seagulls Fly, localizada no Rio de Janeiro. Foi um dos momentos mais marcantes da minha carreira e entrei de cabeça nisso.

pedroconti-cocacola

Trabalho para a Coca-Cola.

Poderia explicar para os leitores como é o trabalho de um CG artist

“Com design de personagens, geralmente temos mais liberdade…”

O trabalho acaba variando muito de empresa pra empresa. Tem empresas onde cada artista é responsável por uma das etapas do processo. No caso da Techno Image, por ser um estúdio pequeno, fazemos um pouco de tudo. A maioria dos trabalhos que fazemos são ilustrações: recebemos um briefing e somos responsáveis pela finalização do layout.

Em projetos menores, cada artista fica responsável por fazer modelagem, textura, luz e render da ilustração, melhorando o que pode ser melhorado e sugerindo ideias à equipe de criação da agência.

Em alguns projetos os clientes nos procuram para colocar nosso gosto pessoal e estilo… Com design de personagens, geralmente temos mais liberdade para isso. Fazemos algumas opções para mostrar para os clientes, e com o feedback deles, ajustamos o que for necessário e finalizamos.

pedroconti-menio

Quais são as ferramentas/programas que você mais usa em seus trabalhos?

As principais ferramentas são: 3D Max, Maya, Z-brush, After Effects, Photoshop, Uv layout.

Qual o melhor e o pior do seu trabalho?

“Com certeza o meu melhor projeto será o que está por vir”.

Eu tento me dedicar por igual em todos os projetos que faço. Com certeza o meu melhor projeto será o que está por vir. Muitos dos projetos que tenho a oportunidade de fazer não ficam no nível eu que gostaria que ficasse, seja por falta de conhecimento técnico/artístisco, prazo ou gosto do cliente.

pedroconti-blue

Vamos falar um pouco sobre o lindo ”One More Beer”. Você participou de todos os processos: direção, iluminação, Design… Quanto tempo se passou entre a ideia original e o curta finalizado? Como foi a experiência?

Foi uma animação bem pequena e simples mas que de certa forma deu uma mudada no rumo nas coisas.

Foi um projeto muito legal de fazer, sempre tive um sonho de produzir um curta metragem e finalmente consegui realizá-lo em 2012. Foi uma experiência muito sofrida e divertida! Digo sofrida pelo fato de ter pouca experiência com o processo de produção de uma animação, então tudo que é novo acaba sendo um pouco complicado… Foi um dos projetos que mais aprendi até hoje.

O projeto durou cerca de 1 ano e meio e foi feito nas horas vagas. Levou esse tempo por eu ter parado pra estudar cada parte do processo com calma. Contei com pessoas muito talentosas e que foram essenciais para fazer o curta acontecer. Foi uma animação bem pequena e simples mas que de certa forma deu uma mudada no rumo nas coisas. Hoje em dia estamos fazendo algumas animações no estúdio e acredito que o “One more beer” contribuiu para isso.

Eu comecei a fazer o curta após assistir “Como Treinar o seu Dragão” e pensei em fazer um viking. Uma madrugada eu acordei com essa ideia de um viking se deparando com um drink dos dias de hoje, achei que poderia ser um contraste legal e resolvi investir nisso.

Assista ao curta:

Qual sua ligação com o cinema?  Você pensa em fazer outros curtas autorais? 

Acho que todo mundo que trabalha na área de 3D e ilustração tem uma ligação muito forte com o cinema. Eu gosto muito de ver filmes e estudar o modo que foi produzido.

Penso em fazer outros curtas mas com uma equipe maior. Tenho algumas ideias em mente e uma delas já está em prática: uma animação para um evento chamado “Trojan Horse was a unicorn”. Esse evento acontece em Portugal e o Techno Image teve a honra e o prazer de palestrar por lá o ano passado. Devemos terminar daqui a uns 3 meses. Estamos contando com a ajuda de alguns profissionais de renome, como supervisores da Pixar. Muito empolgante.

Trabalho do studio TechnoImage para a Brastemp

Trabalho da TechnoImage para a Brastemp.

Na área da ilustração/animação, quais são seus artistas preferidos? 

Tem muita gente boa nessa área, fica até difícil citar nomes, mas aí vão alguns:

Poderia dar 3 dicas para quem quer trabalhar com animação?

“Vá além do arroz com feijão, sempre!”

Animação é uma área onde você precisa viver isso. Muita gente acaba entrando nessa área por ser legal, mas uma das experiências que tive é que nem tudo é tão legal e fácil assim. A pessoa precisa ter força de vontade e dedicação pra fazer projetos de qualidade, considerando os prazos e verbas do Brasil. Minha primeira dica seria então: vá além do “arroz com feijão”, sempre!

A segunda dica seria: produza dez vezes mais do que a teoria que estuda. Saber conceitos é muito importante, mas produzir e se desenvolver como artista é a parte mais importante.

A terceira dica é: sempre use referências. Muitas pessoas acabam pulando esta etapa (eu inclusive), mas é um erro. Toda vez que não faço pesquisa antes de começar um projeto, no meio do caminho tenho que dar um passo atrás e começar a pesquisar.

pedroconti-inseto

O Cutedrop é um site sobre novidades e inspirações. Poderia citar um filme, uma música/banda/cantor(a) e um livro que te inspiram?

  • Um filme: Clube da Luta;
  • Um músico: Stevie Ray Vaugha;
  • Um livro: ”Pedrinho dá o grito”. Acho que foi o ultimo que li quando tinha uns 8 anos. (risos)
pedroconti-gol

Trabalho para a companhia aérea GOL.

Veja mais trabalhos de Pedro em seu site e também em seu Behance.

 

*Somos transparentes. O link em destaque é patrocinado.