-->

29-12-14

World Design Capital: conheça a capital mundial do Design em 2016

taipei11

Por que Taipei foi escolhida como a capital do Design 2016?

De 2 em 2 anos, acontece uma premiação mundial que dá a alguma cidade que esteja utilizando o Design a favor da qualidade de vida: o World Design Capital.

Se você não sabe, em 2014, a cidade nomeada como capital mundial do Design foi Cape Town (Cidade do Cabo), na África do Sul. E em 2016, a cidade a receber o célebre título é Taipei, em Taiwan.

taipei6

taipei2

taipei3

Por quê?

De acordo com o site oficial do World Design Capital, Taipei, em 50 anos, revigorou seu cenário urbano para incluir um sistema sofisticado de trânsito, um sistema médico especializado e uma infra-estrutura cultural movimentada. Sob o tema “Adaptive City – Design in Motion” (Cidade adaptável – design em movimento), Taipei tem demonstrado porque as cidades devem ser capazes de se adaptar para atender as demandas do cidadão.

Confira algumas iniciativas governamentais (projetos que aconteceram e planos para o futuro) que inserem o Design como agente transformador da cidade:

taipei7

Exibições e exposições sobre Design abertas ao público. As Taipei Design & City Exhibitions, em 2012 e 2013, por exemplo, receberam mais de 350.000 visitantes.

taipei8

Inserir o Design como programa educacional nas escolas, no Ensino Fundamental e Médio, através de cursos, palestras, fóruns e atividades.

taipei9

Tecnologias inteligentes para o transporte público. Uma delas é bem interessante. Em vez de o passageiro que está no ponto de ônibus ficar acenando com as mãos para o motorista parar, basta ele apertar um botão que acende uma luz sobre a placa de parada, que indica ao motorista do ônibus que alguém quer embarcar.

Essas e outras inovações você pode ver aqui.

taipei4

A nomeação de Taipei como World Design Capital 2016 foi conferida em novembro de 2013 durante a 28ª Assembleia Geral ICSID (International Council of Societies of Industrial Design), em Montreal (Canadá).

Veja o vídeo promocional:

 

A identidade visual

Para representar a cidade de Taipei, foi criada uma identidade visual: um círculo roxo, com um cruzamento de linhas.

taipei5

Entenda um pouco da defesa:

  • As linhas cruzadas representam latitude e longitude, simbolizando racionalidade e emoção.
  • A estrela em forma de cruz é uma estrela-guia que orienta o desenvolvimento da cidade de forma abrangente em todas as direções.
  • O roxo é uma mistura do vermelho, amarelo e azul. Vermelho para a vitalidade e entusiasmo, amarelo para atividades culturais e criativas e azul para tecnologias inteligentes.

 

Sobre o World Design Capital

É uma iniciativa com periodicidade bienal, para promover cidades que utilizam o Design como uma ferramenta na sua cultura, sociedade e economia.

A autoria é do Conselho Internacional das Sociedades de Desenho Industrial (International Council of Societies of Industrial Design – ICSID), uma organização não governamental que visa proteger e promover a profissão do designer, e enxergar o Design como uma forma de melhorar a qualidade de vida.

taipei10

Para saber mais sobre a capital do Design 2016, acesse o site.

Em qual cidade você votaria para receber o bastão em 2018?