-->

15-06-16

As novas ferramentas da Adobe que os designers precisam conhecer

adobe-releases

Se você acha que mexer no Photoshop, Illustrator e Indesign é suficiente, você precisa ler este post.

Assim como o Google está para a internet, a Adobe está para os softwares gráficos. A empresa, que engoliu o mercado com alguns programas bem conhecidos por nós, como Photoshop, Illustrator e Indesign, agora revela novas criações que integram ainda mais a área visual com outras áreas, como animação, programação e mídias sociais.

De 2015 pra cá, os lançamentos da Adobe foram muitos. Por isso, criamos esta listinha básica de news para designers, pra nenhum programa ficar de fora.

Adobe Comp

O Adobe Comp é um app para iPhone e iPad que permite criar layouts diretamente no dispositivo. Além de permitir o uso de grids pré selecionadas e fontes web, via Typekit, o mais legal é o recurso de reconhecer objetos desenhados à mão livre e transformá-los em formas vetoriais, como retângulos (inclusive com cantos arredondados), círculos e áreas para demarcar a inserção de imagens posteriores.

adobe-comp2

adobe-comp

O layout criado no Comp pode ser exportado para o Photoshop, Illustrator ou Indesign.

Saiba mais sobre as capacidades do app no site.

Adobe Spark

É uma ferramenta para impulsionar a divulgação de projetos e negócios nas redes sociais. Ela permite a edição de imagens, inserção textos e labels para a criação de posts para Facebook ou Instagram. Oferece também alguns templates para criação de sites do tipo “one page scroll” (páginas únicas “scroláveis”) e ainda permite criar e vídeos, com narração e transições.

adobe-spark

O maior objetivo é atingir empreendedores e profissionais autônomos que queiram divulgar seus produtos por conta própria.

O Spark oferece também aplicativos para criar posts, páginas e vídeos em plataforma iOS.  Saiba mais no site.

Adobe XD

Anteriormente batizado de Project Comet, o recém lançado Adobe XD (Experience Design) é um software destinado aos UX designers, que combina wireframe, visual design, prototipação interativa e visualização, tudo em uma coisa só.

adobe-comet

A ferramenta inclui um UI kit com elementos de diferentes interfaces de dispositivos, como o iOS, Google Material e Microsoft Windows.

Veja todos os recursos do XD no site.

Adobe Capture

O app Adobe Capture é uma ferramenta para captura de cores e formas, transformando essas imagens capturadas em vetores, brushes, texturas, paletas de cores, entre outros, integrados aos programas Adobe. O Capture combina os recursos dos apps Adobe Color CC, Shape CC, Brush CC e Hue CC.

Capture-Looks-Refine

Ou seja, o Capture transforma o seu smartphone em um grande “scanner” de materiais, adaptando-o para a integração com os softwares gráficos.

Saiba mais no site da Adobe no Brasil.

Adobe Animate

Quando o Flash morreu, muita gente chorou (ou será que não?). Mas com o recurso de animações via código, tanto pelo HTML 5 quanto pelas possibilidades presentes no CSS, o antigo Macromedia Flash ficou obsoleto. No entanto, eis que ele ressurge, pelas mãos da Adobe, com um novo nome e adaptado para os novos tempos.

adobe-animate-logo

A equipe da Adobe justifica a criação do Animate:

Por aproximadamente 20 anos, Flash Professional foi o padrão para a produção de animações para a internet. Por causa do surgimento do HTML5 e a demanda por animações que se encaixassem nos padrões web, nós reescrevemos completamente a ferramenta para incorporar HTML5 nativo, Canvas e suporte a WebGL… Flash Professional será renomeado Adobe Animate CC, com seu release no primeiro semestre de 2016.

Saiba mais no blog oficial do fabricante.

Adobe Stock

Em 2015 o banco de imagens e vídeos da Adobe integrado ao Creative Cloud foi mundialmente lançado. O serviço oferece a compra e uso de imagens de forma mais fácil, integrada diretamente às ferramentas desktop. Para os que não forem assinantes da Creative Cloud, o mesmo serviço está presente no formato de um site independente. Segundo a empresa, o Adobe Stock possui um acervo de mais de 40 milhões de imagens em alta resolução.

adobe-stock

 

A vida mudou muito desde o Paint, não é verdade?