-->

13-09-15

Qual foi a primeira animação da Pixar?

pixar-all

O primeiro filme de um dos estúdios mais queridos de animação pode não ser o que você está pensando.

Que a Pixar é uma referência mundial no quesito filmes animados ninguém duvida. Mas existe uma longa estrada de desenvolvimento e aprimoramento de técnicas e tecnologia que faz a primeira animação do estúdio parecer ser feita por iniciantes.

Só que a pergunta é exatamente esta: qual a primeira animação da Pixar?

Na verdade, existe duas respostas.

Uma delas é se a gente considerar a Pixar como Pixar mesmo antes da sua aquisição por Steve Jobs, com o nome que todos nós conhecemos.

1979 – a fase George Lucas

Em 1979, George Lucas (sim, o mesmo de Star Wars), contratou um cara especialista em ciências da computação, Ed Catmull, para fazer parte da divisão da Lucasfilm que desenvolveria filmes com tecnologia de ponta para a indústria cinematográfica, utilizando um sistema de edição de vídeo não linear, edição digital de áudio e o máximo da exploração da computação gráfica.

George Lucas nas antigas.

George Lucas nas antigas.

Em 1983, a equipe aumenta, e entram para o time John Lasseter, como designer de interface, e Thomas Porter. Nasce então, em 1984, o curta “The Adventures of André & Wally B”, que foi premiado ela SIGGRAPH (a maior conferência mundial sobre computação gráfica, que acontece desde 1974). Ela utilizava recursos que deixaram o povo boquiaberto, como personagens que se moviam com flexibilidade e complexidade, texturas pintadas à mão e motion blur.

Sketch de Lasseter.

Sketch de Lasseter.

Assista:

1986 – a fase Steve Jobs

Em 1986, Steve Jobs adquiriu a divisão de computação gráfica de George Lucas e criou uma empresa independente, a Pixar. Já nesta segunda fase, é criado o curta “Luxo Jr.”, sob direção de John Lasseter. A animação foi a primeira feita em 3D a ser indicada para o Oscar, na categoria de melhor curta metragem.

pixar-luxojunior

Não por acaso, a carismática luminária de “Luxo Jr.” se tornou parte integrante da assinatura visual do estúdio, e está aí iluminando as aberturas dos filmes até hoje.

Assista “Luxo Jr.”:

E  a clássica abertura da Pixar:

Qual a animação que você prefere considerar como a primeira? A da época de George Lucas ou Steve Jobs?

Aproveite e veja 6 curtas lindos da Pixar que você não pode deixar de assistir neste post.

Fonte: Pixar.