-->

04-11-15

A evolução dos players portáteis de música desde os anos 70

player-musica-80

Já teve um disco colorido? Já rebobinou fita? Ou tirou onda andando com um discman? Então este post é pra você.

Já parou pra pensar que nessas últimas décadas, tivemos mais mudanças tecnológicas em um espaço curto de tempo do que em um século inteiro?

E essas mudanças não ocorreram só na forma de se comunicar, mas também nas maneiras de se divertir e de ouvir música. E, por mais que a moda atual seja voltar ao retrô, talvez você não tenha se dado conta de que você viveu o retrô quando ele ainda era a mais high tech das invenções tecnológicas.

Martin McFly com fones de Walkman em "De volta para o futuro".

Martin McFly com fones de Walkman em “De volta para o futuro”, 1985.

Fazendo um panorama básico dos dispositivos mais populares de música dos anos 70 até agora, você certamente vai se identificar com alguns deles. Mas seja discreto, para não denunciar a idade.

Confira a lista com os top 5:

1. Vitrola / toca-discos

Você vai concordar comigo que a vitrola não é uma invenção dos anos 80, mas de muito antes. Afinal, o LP, o famoso disco de vinil, foi inventado pela Columbia Records em 1948. Mas nos anos 60, 70, 80 e até 90, invenções divertidas como os mini-LPs coloridos, fizeram moda.

Uma opção mais barata e menorzinha, também oferecia menos faixas de áudio, mas não deixou de ser sucesso por causa disso.

Imagem via blog Ana Caldatto

Coleção infantil “Disquinho”. Imagem via Ana Caldatto.

Falando em toca-discos portáteis, um dos mais famosos veio de herança dos anos 70, produzido pela Philips. Um mascote da era dos discos.

Imagem via Etsy

Imagem via Etsy

2. Walkman

O Walkman, inventado pela Sony originalmente em 1979, passou por evoluções junto com os anos 80 e veio a falecer oficialmente somente em 2010, quando a sua produtora deu a notícia de que pararia de produzir o aparelho e as suas fitas cassette.

Walkman Sony, 1979

Walkman Sony, 1979

Quem nunca teve a felicidade de rebobinar ou avançar uma fita cassette e dar o play certinho bem no começo da música não sabe o que é se sentir sortudo.

Imagem via Shutterstock

Imagem via Shutterstock

Um blog muito legal para os fãs de filmes e de Walkman é o The Walkman gallery“, que mostra em um post cenas de filmes nas quais aparecem personagens ouvindo músicas em reprodutores de fita cassette, e seus respectivos modelos.

"Uma linda mulher", 1990

“Uma linda mulher”, 1990

3. Discman

Mais finos e mais práticos do que os aparelhos Walkman, os famosos reprodutores Discman tinham até compartimentos especialmente projetados para eles em mochilas. Com capacidade para tocar CDs, alguns permitiam a repetição de músicas, do álbum inteiro, tocar em modo aleatório e até programar quais músicas deveriam ser reproduzidas em fila, como uma playlist.

Depois do MP3, ele perdeu bastante espaço, pois este pequeno avanço tecnológico dos anos 80/90 ainda não oferecia suporte a este formato. Mas atualmente, ele ainda vive, oferecendo, além da capacidade de tocar CDs, também reproduzir o MP3.

Sony Discman D121, 1993.

Sony Discman D121, 1993.

4. iPod (1ª geração)

O MP3 é um formato de áudio recente. Apesar da pesquisa para a criação de um novo formato de áudio ter começado no final dos anos 70, somente nos anos 90 a Sony chegou a um formato padrão adotado por todas as outras empresas. E a partir daí começou a festa.

O primeiro reprodutor de música no formato MP3 surgiu em 1998, quase nos anos 2000! Foi criado pela SaeHan, empresa de tecnologia da Coreia do Sul.

Mas em 2001, começou a geração dos iPod que, tanto pela capacidade de armazenamento quanto pelo design limpo e amigável, cativou uma boa leva de apaixonados por música e gadgets. O preço salgado não intimidou, já que a primeira versão custava cerca de $399 (lá fora).

iPod, 2001

iPod, 2001

O iPod até hoje tem seu espaço garantido nas prateleiras da Apple, já que a família aumentou para versões mais cheias de recursos como o iPod Touch até versões compactas como o Shuffle.

Neste vídeo abaixo você pode ter uma ideia da evolução do iPod. Apesar de ser em francês, o videografismo é tão fofo que não resisti em colocar aqui:

5. Player de música em celulares

A história entre os MP3 players e celulares reprodutores de músicas se mistura.

Em 1999, a Samsung criou o primeiro aparelho celular capaz de reproduzir MP3, o Samsung SPH-M100 (UpRoar). Nessa época a tela dos celulares ainda nem era colorida, e os teclados ainda não eram touch. Mas já dava pra curtir uma musiquinha e, ainda bem, fazer a função mais básica: telefonar.

Mas não confunda som polifônico com MP3 player. O toque polifônico (aquele que parece música de cartão de aniversário) já existia nos celulares, mas a função de reprodutor de MP3 só chegou nos aparelhos móveis praticamente nos anos 2000.

Samsung Uproar

Samsung Uproar

6. Bônus: os dias de hoje

Um dos maiores diferencias da nossa época onde a conexão está quase abrangendo o mundo todo (ok, ainda falta um bocadinho) são os players por streaming, como o Spotify, Deezer ou Google Play. O Spotify, por exemplo, nasceu em 2007. Bem novinho perto dos dinossauros musicais que vimos neste post.

spotify-app

E você, em que época se enquadra?