-->

25-10-13

O que as escolas não ensinam às crianças

codeclub

Será que ler e escrever é tudo que as crianças precisam aprender para estabelecer uma comunicação com o mundo?

Em pleno 2013, tente se lembrar de alguma atividade que não envolva tecnologia e/ou computadores. Ler um livro? Será que você lê num leitor digital? Digamos que seja um livro impresso, alguém certamente diagramou utilizando um software. E correr na praia? Bom, será que você não tem uma playlist no seu mp3 player, ou controla a distância percorrida com um app?

As novas gerações estão cada vez mais conectadas à internet e a tecnologia. São nativos digitais. Olha só:

Mas, mesmo nascendo de olho em computadores e gadgets, crianças e jovens não sabem a linguagem da tecnologia. Ou seja, todos sabem usar, mas nem todos sabem criar.

A programação é a linguagem básica para determinar que o computador ou smartphone execute alguma ideia que você pensou. E, mesmo assim, a programação ainda é vista como um bicho de sete cabeças. Não faz parte da grade das escolas, e muito menos das atividades de lazer. Será que é tão chato assim?

Veja este vídeo e entenda como a programação pode fazer parte do cotidiano infantil de um jeito divertido:

Criar “coisas” é o objetivo da programação. E crianças adoram inventar. Por que não criar de um jeito lúdico? Esta é a proposta do Code Club, uma rede mundial de aulas gratuitas para crianças, que já recebeu até apoio do Google. Ela utiliza o Scratch, uma linguagem que mistura lógica com ilustrações, histórias e personagens.

codeclub

O Code Club nasceu no Reino Unido com o objetivo de ensinar gratuitamente programação às crianças e se espalhou pelo mundo com a ajuda de voluntários. Aqui no Brasil, o projeto conseguiu arrecadar fundos através de uma iniciativa de crowdfunding para formalizar o processo de se tornar uma ONG.

codeclub

Através de “clubes” espalhados por todo o país, voluntários recebem o material e o apoio do Code Club para ensinar a lógica da programação para os pequenos. Basta ter um espaço com computadores, disposição em ajudar e muita vontade de ver essa galera hackear o futuro.

O mais legal é que no final do projeto, os “programadorezinhos” criam um jogo, completamente interativo e baseado na linguagem que aprenderam, o Scratch.

Legal, né? Você pode saber mais no site oficial do Code Club Brasil.