-->

27-11-15

O livro que vira uma câmera fotográfica de verdade

book-camera1

Este livro é uma câmera fotográfica pop-up. Não acredita? Leia este post.

A designer Kelli Anderson criou um projeto um tanto quanto curioso para quem olha pela primeira vez: um livro-câmera.

E se você está pensando que é um livro integrado com um iPhone que tira fotos digitais e post no Instagram, não é nada disso. É um pop-up book que se transforma em uma câmera analógica, somente usando papel.

book-camera3

O processo utilizado neste tipo de fotografia é clássico: o chamado pinhole.

book-camera-pinhole

Pinhole é uma tecnologia de captura de imagens e revelação surgida no início de 1800, que utiliza princípios da física para registrar imagens. O termo pinhole significa justamente “cabeça de alfinete”, em alusão ao furinho na frente da câmara escura para capturar a luz. Kelli explica como funciona a técnica:

A principal função de qualquer câmera é isolar um feixe de luz refletido da cacofonia de outras fontes. A luz que entra na câmera é composta por numerosos raios paralelos. Estes raios variam em intensidade, dependendo da cor do objecto em que esbarram. Objetos escuros (como uma camisa preta) refletem de volta pouca luz, enquanto os objetos brilhantes (como um chapéu branco) refletem proporcionalmente mais. Estes raios refletidos entram na câmera e entram em contato o com filme fotográfico ou papel, que contêm cristais sensíveis à luz. Eles ficam cada vez mais escuros em proporção à intensidade da luz a que estão expostos. (É por isso que um chapéu branco aparece muito mais escuro do que uma camisa preta em um negativo fotográfico.)

Foto tirada com o "livro".

Foto tirada com o “livro”.

O livro de Kelli nada mais é do que uma pinhole super criativa, que vem com um kit para você poder revelar suas imagens. Mas a designer, no site do seu projeto, compartilha com o mundo também como se cria uma pinhole sem precisar comprar o livro: um DIY da sua ideia, para fazer em casa.

Baixe o template aqui.

book-camera2

book-camera5

Veja o vídeo do processo:

 

Para saber mais sobre o “This book is a camera”, acesse o site do projeto. O livro pode ser adquirido por 20 dólares.