-->

24-06-12

Príncipe da Pérsia e a rotoscopia

Príncipe da Pérsia e a rotoscopia
Você sabe como era feita a animação de um jogos mais famosos e realistas da era 8 bits?

Se você conhece o jogo Príncipe da Pérsia da era em que o vídeo game mais famoso da Nintendo era o NES e o computador, o Apple II, então vai ficar curioso em saber como eram os bastidores da criação e desenvolvimento do viciante joguinho.

O jogo, criado por Jordan Mechner, cuja primeira versão foi lançada em 1989, combinava com excelência um roteiro cinematográfico com uma animação realista, apesar da tecnologia restrita da era Arcade. Repare só:

Para conseguir dar realidade aos seus personagens, Mechner utilizava a rotoscopia. Rotoscopia é uma técnica utilizada em desenhos animados. Funciona assim: é feita a filmagem de um modelo vivo executando certa ação.  É desenhado, então, sobre cada frame do vídeo o personagem, para dar ao mesmo realidade e naturalidade em seus movimentos.

Vamos combinar que não deveria ser simples reproduzir cada frame do vídeo em pixels, com tecnologias tão limitadas. Mas apesar do trabalho, parece que tudo deu certo, já que o Príncipe da Pérsia resistiu ao passar das décadas, ganhando versões atualizadas e até mesmo filme.

principe-da-persia-filme

Imagem do filme de mesmo nome, de 2010.

Veja o making of do game, na sua primeira versão:

E aqui, o vídeo que mostra a captura de movimentos. O modelo vivo era o irmão de Jordan Mechner.

Para os interessados em estudar o assunto mais a fundo, Jordan publicou um livro que possui versão grátis, como ebook, e versão impressa à venda.