-->

23-05-11

Konami Code, o código nerd universal

O código secreto que marcou gerações ainda vive, firme e forte, nas páginas ocultas da internet.

O Konami Code é um conjunto de comandos secretos (nomeado pelos gamers de cheat, ou trapaça, mutretinha) que quando executado revela alguma ação. Hoje, podemos dizer que ele é um conjunto de comandos famoso e universal que ainda intriga os cérebros de heavy users em busca de surpresas ocultas nos sites e games.

Se você acha que eu estou falando difícil, dá uma olhada neste console e me diz se você teve a oportunidade de conhecê-lo.

Este é o Nintendo NES, de 1985.  Foi nele que joguei muito Yo! Noid na minha infância, mas isso não vem ao caso…

O que importa nesse caso, é que foi no Nintendo NES que foi colocado em prática o Konami Code. Kazuhisa Hashimoto, criador do jogo de tiro horizontal Gradius, de 1986, criou a sequência de movimentos para dar poderes especiais aos personagens do jogo, por considerar complicado durante os testes obter todos os poderes passando pelas fases. E ainda: o mesmo código acionado ao contrário dava 30 vidas ao jogador (o mesmo acontecia no game Contra). Na versão final do jogo, o código mágico continuou lá e virou febre para uma geração futura.

Por um óbvio acaso, a desenvolvedora e distribuidora do Gradius se chamava Konami.

Algumas fontes dizem que o código já existia na época do Atari, mas com o nome Easter Egg, tendo sua estreia no jogo Adventure. O nome Easter Egg também ressurgiu como sinônimo do Konami Code na nova geração Play 3 e afins.

O Konami Code, ou Easter Egg, virou quase uma Abracadabra nerd, motivo de orgulho para os conhecedores da linguagem no grupo de amigos.

A sequência de teclas que deve ser seguida para executar o Konami é a seguinte:

Cima, cima, baixo, baixo, esquerda, direita, esquerda, direita, B, A. Em alguns casos, o código só é completo quando se aperta o Start ou o Enter, no caso dos computadores.

Com o passar do tempo e o surgimento de novos controles e video games cada vez mais complexos, o B e A ganharam primos próximos como o triângulo e círculo do PlayStation.

Nos dias de hoje, além dos jogos, o Konami code está inserido em vários e vários sites, disponível para aplicação também na forma de plugin para WordPress e código Javascript.

Se você quiser gastar um tempinho exercitando seu lado nerd investigativo, tem um site muito bom que mostra quais sites revelam alguma surpresa quando você executa a sequência famosa de comenados universal que é o Konami Code Sites, que por acaso exige que você saiba o código antes de acessar a página.

Um dos exemplos mais simples e bonitinhos está no Google Reader. Tenta digitar a sequência e veja o ninja meigo que aparece.

Para os que ficaram se perguntando se o Cutedrop também tem seu código secreto, basta testar o Konami aqui e apertar Enter quantas vezes quiser para ver sua tela coloridamente tosca. Ui!