-->

29-11-13

Kinematics: impressão em 4D

kinematics

Impressão 3D é legal? A 4D é cinética!

Quando você acha que imprimir coisas em 3D já é impressionante o suficiente, vem o pessoal da Nervous System e cria o “Kinematics”.

Kinematics é um sistema de impressão para criar formas complexas formadas por módulos articulados. Ou seja, um sistema que permite que qualquer forma seja impressa na forma de um sólido 3D, mas com movimento e flexibilidade.

Aliás, este é o conceito de 4D, segundo o site Gizmodo:

Em essência, a “quarta dimensão”, no que se refere a impressoras, está associada a máquinas que criam objectos que podem se transformar ao longo do tempo e, em alguns casos, se auto-montar.

kinematics

Como funciona?

O sistema reconhece a forma que você quer imprimir, mas transforma isto em dezenas, e até milhares, de pequenos módulos geométricos intercalados. Um padrão de formas integradas que formam um todo mais complexo e dinâmico. O que o pessoal da Nervous chama elegantemente de geometry of motion.

Como o pattern é completamente customizável, foi criada até mesmo uma coleção de acessórios para provar o que pode ser feito. E é muito legal.

kinematics

kinematics

O curioso é que, por ser uma combinação de pequenas peças, é possível obter uma leveza e movimento que se aproxima do efeito obtido com tecidos. Olha este projeto de vestido:

kinematics

Se você tiver uma impressora 3D, pode até mesmo criar a sua própria pulseira e baixar o arquivo no formato certo para produzir em casa. Se não tiver uma impressora 3D, você pode customizar um acessório neste site e comprar sua criação, prontinha pra usar.

kinematics

Veja o vídeo e entenda mais sobre o Kinematics:

O making of de toda a ideia você pode ver aqui.

kinematics