-->

18-04-16

A caixa que é logotipo: Domino`s cria embalagem que se transforma no símbolo da marca

domino-destaque

Quando a marca ganha forma e função!

Todo designer sabe que uma boa identidade visual deve ser, entre outros fatores, fácil de aplicar em materiais gráficos. Pensar na forma, na pregnância e na simplicidade é o básico pra um logotipo dar certo.

Quando a Domino`s passou por um redesign na sua identidade em 2012, a busca pela simplicidade foi visível. Menos informações a favor de um símbolo que já podia ser identificado sozinho, sem precisar do nome preso a ele.

dominos-antes-depois

E, para a tipografia, também foi criada uma família exclusiva, a Pizza Press, pelo Monotype Studio, em 2014.

domino-type

O resultado deste processo de redesign foi uma identidade mista (símbolo + tipografia) que deu certo.

Tanto deu certo que a identidade ganhou corpo físico e se transformou no maior material gráfico da pizzaria: a caixa de pizza.

Isso aconteceu no Reino Unido, após uma ideia do estúdio Jones Knowles Ritchie. Percebendo que a maioria das pizzas são vendidas em dupla (cerca de 96%, devido às promoções do tipo “leve 2 pague 1”), o estúdio teve a brilhante sacadinha de criar dois tipos distintos de caixas para entrega: uma azul e uma vermelha que, juntas, formam o símbolo da pizzaria.

boxe-domino

boxe-domino2

Além da qualidade visual, a qualidade de impressão também foi pensada, como diz Lee Rolston, diretor global de estratégia do estúdio JKR (fonte):

“Todas as informações genéricas foram removidas das caixas, e agora as embalagens apresentam somente informação sobre o produto, detalhando a qualidade dos ingredientes de pizza. Tinta de alta qualidade também foi utilizada, para garantir que o calor das pizzas não afetasse a impressão, e as caixas são todas 100% recicláveis.”

O resultado foi uma brincadeira com a identidade que não descaracteriza o maior símbolo da marca, mas une o design à sua função.