-->

26-03-13

5 livros para presentear um amigo geek e empreendedor na Páscoa

hipster bunny

Para quem quer trocar as calorias por capítulos, aqui vão 5 dicas de livros que vão engordar os seus neurônios.

Se você tem um amigo que gosta mais de devorar livros do que chocolate, por que não presenteá-lo com letras em vez de calorias? Este post contém alguns bons livros para quem gosta de estratégias digitais, empreendedorismo e tecnologia. Você é um desses? Pede pro coelhinho economizar no chocolate e te dar um desconto em um dos livros abaixo.

A lista, por mais imparcial que tente parecer, contém uma pitada de opinião pessoal de quem vos escreve. Então se você está no mesmo clima tech, criativo e empreendedor, aproveite:

O filtro invisível

O filtro invisível

Autor: Eli Pariser

Este livro é uma leitura quase que obrigatória para os que estão nas redes sociais. Para onde vão seus dados, quais as políticas de privacidade das redes, como funcionam os anúncios? E as buscas, elas mostram tudo o que existe ou só o que você quer achar? Já ouviu falar de serendipidade? Este é um livro que vai abrir a sua mente. Não é à toa que foi escrito pelo presidente do portal ativista MoveOn. Número 1 da lista.

A Cauda Longa

A cauda longa

Autor: Chris Anderson

Onde fica o estoque das lojas virtuais? Como funciona a mecânica de vendas e recomendações na rede? Este livro mostra uma comparação incrível entre os mundos das lojas off e online, e abre discussões sobre como funciona o mercado de livros e música mundial. O livro se repete algumas vezes, mas as histórias que abrem os capítulos compensam a leitura. Para os interessados em e-commerce, o livro atinge no alvo.

A estratégia do Oceano Azul

Por W. Chan Kim, Renee Mauborgne

Um livro com um perfil mais administrativo, que descreve cases de empresas que se destacaram em um mercado de concorrentes, através de ideias simples e mudança de posicionamento. Para os jovens empreendedores que estão nadando em um oceano de startups e em busca de investidores, pode ser uma boa dica. Não é dos mais dinâmicos e objetivos, mas é útil para quem precisa de exemplos.

Making ideas happen

Making ideas happen

Autor: Scott Belsky

O fundador da famosa rede social de portfolios Behance, ensina como conseguir organizar as ideias e colocá-las em prática. Uma tarefa árdua para criativos, que geralmente se frustram por não conseguirem concluir seus projetos, principalmente os pessoais. Alguns depoimentos de sucesso também animam os leitores desorganizados.

1984

Autor: George Orwell

Um clássico sempre bem vindo na estante. Impossível não se fascinar com a previsão futurística de George Orwell, pseudônimo do autor inglês Eric Arthur Blair. O livro, publicado em 1949, conta a história de um regime autoritário, com sistemas de controle modernos e onipresentes. Inclusive algumas tecnologias descritas no livro se tornaram realidade somente no nosso século. Ah, e é sempre bom relembrar que o termo Big Brother surgiu de algo mais profundo que um reality show. Curte tecnologia? Então vai se apaixonar.

Ah, seu amigo é designer? Este post é antigo mas continua sendo um belo guia de presentes.

E então, o que acha de dar ao coelhinho um pouco mais de cultura?