-->

30-10-12

Como manter seu blog vivo quando você está longe

mapi

Na internet, o conteúdo não pode parar. Como fazer para manter o seu blog atualizado mesmo quando você não está presente?

Diferente do mundo físico, em que lojas e empresas funcionam em horário comercial, a internet é um ambiente eternamente dinâmico. Não importa quando nem como, sempre tem alguém visitando seu site, curtindo sua fanpage ou lendo seus tweets.

Se ao criar seu blog você não levou isso em consideração, você provavelmente já desistiu. Mas se você continua com a tarefa de manter o seu blog atualizado, criando posts com conteúdo (sem copiar e colar artigos alheios) e publicando novidades praticamente todo dia, você sabe que não é fácil. Principalmente se você não vive da grana que o blog rende e nem tem uma grande estrutura empresarial, com editores, assessores, atendimento ou setor comercial.

Você se identificou com o perfil acima? Parabéns. Você é um blogueiro de verdade. Mas não se pode abraçar o mundo. Então, como fazer para estar em mais de um lugar ao mesmo tempo? Como manter o blog vivo sem ser um workaholic frenético?

Apesar da internet ser um ambiente 24 horas pulsante, ela tem isso de bom: não respeita as leis da física. Você pode sim estar presente na web enquanto curte uma semana de férias em uma aldeia de Timbuctu, sem conexão 3G ou Wi-fi.

O Cutedrop separou umas dicas para ajudar você a compartilhar conteúdo enquanto vive um pouco o mundo real. Leia com carinho:

Antes de tudo, programe-se

mapi

Se você vai viajar, programe-se. Isso parece óbvio, mas não é tanto assim. Temos a tendência de deixar tudo pra cima da hora. Se você já sabe a data da sua viagem, faça uma timeline pro seu blog, programando o que você poderia postar, compartilhar no Facebook ou tuitar nesse meio tempo. Um documento no Google Docs é uma boa ideia.

Mas eu vou escrever sobre o quê?

mapi

Se você vai ficar fora 7 ou 15 dias, isso já é um bom tempo para a internet. Uma semana fora e você perdeu um meme. Mas não tem problema. Um blog não é feito só de hot news. Crie posts atemporais, com dicas, tutoriais, lista de arquivos legais para baixar. Evite promoções e concursos.

E nas redes sociais?

Para o Facebook, separe links e imagens legais com antecedência para compartilhar. Para o Twitter, pense em links legais e diferentes, relembre posts antigos e valiosos, escreva suas opiniões. Claro que isso tudo pode ser pré-agendado, e vamos ensinar como.

Agendando os posts

Existem inúmeras ferramentas para você agendar seus posts e publicações nas redes sociais. Começando pelos posts: se você for um usuário de WordPress, fica muito fácil fazer isso. O WordPress é uma ferramenta bem completa e intuitiva.

Se você já está acostumado, sabe que pode escolher uma data de publicação e agendar, no momento da edição do post.

Mas, um plugin excelente para você ver o calendário de posts agendados é o WordPress Editorial Calendar. Com ele, você tem um panorama completo das postagens, além de poder editar as datas com o simples recurso de arrastar e soltar.

plugin wordpress editorial calendar

Agendando publicações no Twitter e Facebook

Você não vai deixar o seu blog vivo sem alimentar também o Twitter e o Facebook. Por isso, após criar a sua timeline de postagens, é hora de agendá-las. Uma excelente ferramenta é o HootSuite, que ficou mais simpático depois de disponibilizar a interface em português.

É muito fácil de usar e você pode cadastrar inclusive imagens para compartilhar.

hootsuite

Existe também o Buffer, uma extensão para o Chrome.

No caso de tweets, tem também o Tweetdeck, que agora permite agendamentos.

tweetdeck

Não se esqueça de copiar e colar o link das suas postagens agendadas para compartilhar também nas redes sociais. Existem plugins que fazem isso automaticamente assim que os posts são publicados. Mas se você prefere personalizar suas postagens, pode fazer isso manualmente utilizando estas ferramentas.

É você que domina a ferramenta

Não é a ferramenta que domina você. Logo, não existe nada que se compare à sua presença “real” na internet. Então, quando puder, dê aquela checadinha de leve nos seus emails, comentários, posts, só pra conferir. Vai que seu 3G pega em Timbuctu…  Mas nada de neurose.

Gostou das dicas? Sucesso com seu blog e boa viagem.

mapi

Ilustras usadas no post via.